Egito reabre tumba do faraó Amenhotep III após restauração

Projeto de restauração transforma monumento com mais de 3 mil anos no Vale dos Reis em nova atração turística no Egito

O Egito reabriu a tumba de Amenhotep III para visitação após mais de 20 anos fechada. O faraó governou entre 1390 a.C. e 1350 a.C. durante a 18ª dinastia. A tumba com mais de 3 mil anos está localizada no Vale dos Reis, próximo a Luxor, no sul do país.

Restauração completa transforma atração histórica

Egito reabre tumba do faraó Amenhotep III após restauração
Imagem meramente ilustrativa e gerada por IA

O Japão liderou o projeto de restauração em três fases nas últimas duas décadas. A equipe renovou as pinturas do faraó e de sua esposa nas paredes da tumba.

A tumba foi descoberta em 1799 e o seu conteúdo foi saqueado, incluindo a caixa do sarcófago. Apenas a tampa permaneceu no local onde deveria estar.

Interior revela câmaras e passagens ancestrais

Balões sobrevoando o Templo Mortuário de Ramsés III na Necrópole Tebana no Vale dos Reis - Luxor
Balões sobrevoando o Templo Mortuário de Ramsés III na Necrópole Tebana no Vale dos Reis, Luxor. | Foto: Shutterstock

A tumba começa com uma passagem inclinada de 36 metros de comprimento e 14 metros de profundidade sob o Vale dos Reis. O monumento inclui uma câmara mortuária principal para o rei e duas outras câmaras para suas esposas, as rainhas Tiye e Sitamun.

Diferente de outras tumbas antigas no vale, esta não está totalmente decorada. Suas pinturas mostram Amenhotep III com um grupo de deuses egípcios antigos. A câmara funerária contém inscrições de cenas do Livro dos Mortos, uma coleção de textos para orientar os mortos através do submundo no Egito antigo.

Grande Museu Egípcio impulsiona setor turístico

Egito reabre tumba do faraó Amenhotep III após restauração
Estátuas monumentais de Amenhotep III e da Rainha Tiye no Museu de Antiguidades Egípcias. | Foto: Africa Studio/Shutterstock

A reabertura ocorre menos de um mês antes da inauguração oficial do Grande Museu Egípcio no Cairo, próximo das pirâmides de Gizé. A inauguração está prevista para novembro. As reaberturas fazem parte dos esforços do Egito para atrair mais visitantes estrangeiros e revitalizar o setor de turismo.

A múmia de Amenhotep II, avô do faraó, foi transferida por sacerdotes antigos para a tumba de seu avô. Ela também está no Vale dos Reis. A múmia bastante danificada está em exposição no museu com outras 16 múmias de reis e rainhas do antigo Egito.

O turismo no Egito, que depende fortemente dos ricos artefatos faraônicos, sofreu uma longa recessão após a turbulência política e a violência que se seguiu à revolta de 2011. A pandemia ampliou os problemas durante os anos seguintes.

Chipe de internet no Egito

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro no Egito

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Egito inaugura maior museu arqueológico do mundo

O que você precisa saber antes de viajar para o Egito

O que fazer em Assuã, no Egito

Cairo: o que fazer na capital do Egito