fbpx

Conheça um dos trens mais lentos do mundo que virou atração turística na Índia

O trem sai de Mettupalayam e viaja até Udhagamandalam, na Índia, em um trajeto de cinco horas. De carro a viagem dura em média 30 minutos.

A viagem custa 600 rúpias indianas, cerca de R$ 35 na moeda brasileira. (Foto: shutterstock)

Entre as inúmeras experiências ferroviárias que existem no mundo, a da Ferrovia de Nilgiri Mountain, na Índia, chama atenção por um único motivo: ela oferece a viagem de trem mais lenta do mundo! Foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005, e desde então, atrai turistas do mundo todo.

Passeio em um dos trens mais lentos do mundo

O trem sai de Mettupalayam, a 326 metros de altitude em relação ao nível do mar, e demora 5 horas para chegar até Udhagamandalam, a 2.203 metros. De carro, esse trajeto dura em média 30 minutos.

Apesar de uma distância relativamente curta (aproximadamente 46 quilômetros), o trajeto é repleto de espetáculos naturais que fazem os viajantes enxergarem a Ferrovia de Nilgiri Mountain além da viagem em si. É composto por belíssimas paisagens que contam a história local daqueles que viveram lá por décadas, túneis, pontes e curvas sinuosas.

Ferrovia de Nilgiri Mountain. (Foto: shutterstock)

E quanto custa viajar nesse trem? O bilhete custa cerca de 600 rúpias indianas (R$ 35,77 na cotação atual, fevereiro de 2024). A tarifa para segunda classe custa metade do valor.

No aplicativo Viajar pelo Mundo você tem acesso a nossa edição Índia, uma incrível viagem pelas cidades Delhi, Agra, Jaipur e o Rio Ganges. Clique aqui para baixar!

Ferrovia de Nilgiri Mountain

Hoje a Ferrovia de Nilgiri Mountain é considerada uma das mais pitorescas e fascinantes ferrovias de montanha do mundo, mas ela já foi uma importante via de acesso as colinas de Nilgiri durante o período colonial, para aqueles que queriam fugir do calor escaldante das planícies.

A ferrovia estreita é conhecida por sua bitola de 1 metro, e foi construída para conectar a cidade de Mettupalayam, à estância montanhosa de Ooty. As obras começaram em 1891 e finalizadas em 1908.

Histórico trem de uma locomotiva que utilizava a Ferrovia Nilgiri Mountain, na Índia. (Foto: shutterstock)

Ao longo dos anos, a Ferrovia de Nilgiri Mountain se tornou não apenas um meio de transporte para os moradores locais, mas também uma interessante atração turística, que atrai visitantes do mundo tudo.

LEIA TAMBÉM: Itália inaugura trem turístico com viagens de Roma aos Alpes italianos

O que fazer em Nilgiri Mountain

A região de Nilgiri, na Índia, é repleto de atrativos que vão além da Ferrovia, e oferecem diferentes experiências culturais. Entre as opções estão:

Ooty

Cidade encantadora situada a uma altitude de 2.200 metros. Por lá, vale a pena visitar os jardins botânicos de Ooty, o Museu Tribal de Nilgiri e passeio de barco no Lago Ooty.

Jardim botânico em Ooty. (Foto: shutterstock)

Parque Nacional de Mudumalai

O Parque Nacional de Mudumalai é ideal para aqueles que gostam de tudo que envolve a vida selvagem. Por lá, é possível avistar uma variedade de animais, como elefantes, tigres, leopardos e outros. De quebra, dá para aproveitar a visita para fazer um safári de jeep.

Parque Nacional de Mudumalai. (Foto: shutterstock)

Coonor

Coonor é uma pitoresca cidade nas montanhas, famosa por suas plantações de chá. Aproveite para conhecer a Fábrica de Chá da Glenmorgan.

Confira as opções de hospedagens por lá!

LEIA TAMBÉM:

Espanha e Portugal serão conectados por trem de alta velocidade

Como é a viagem de trem entre Miami e Orlando

Todos os detalhes do passeio de trem Curitiba Morretes

ENTRE NO NOSSO GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP!

Nele você vai receber todos os dias:

  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Notícias sobre o mundo do turismo
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar