Destaques foram anunciados em São Paulo durante a maior feira de negócios do segmento na América Latina

Experiências inusitadas, reaberturas de hotéis icônicos, inaugurações de navios de cruzeiro que navegarão por destinos remotos, novos roteiros ferroviários, viagens imersivas que revelam o lado mais autêntico do Brasil e diversas outras novidades agitaram o mercado de turismo de luxo durante a ILTM Latin America, realizada na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 5 e 8 de maio.
Considerada o principal evento do segmento na América Latina, a feira bateu recorde de negócios, reunindo 470 expositores de 56 países (saiba mais aqui). Confira os principais destaques:
Hyatt
A sofisticada marca de hotéis está com diversas aberturas previstas para os próximos dois anos. Entre os destaques está o Park Hyatt Los Cabos, na Baixa Califórnia, que será inaugurado no próximo verão local, e o anúncio do Alila Mayakoba, primeiro hotel do grupo na América Latina, previsto para abrir no fim deste ano com experiências focadas na cultura local e no turismo de regeneração.
Outra novidade é a Casa Duhau, um novo hotel de luxo com 52 vilas e suítes em Mendoza. Trata-se do único hotel da The Unbound Collection by Hyatt na Argentina.
O empreendimento fará parte da Reserva Alto Agrelo, um novo projeto de desenvolvimento com quase 400 hectares que também contará com uma vinícola premium e 116 lotes residenciais de luxo à venda. A construção do hotel está prevista para começar até o final de 2025, com inauguração esperada para o final de 2027.

A lista de aberturas em 2025e 2026 também inclui o Park Hyatt Kuala Lumpur, o Park Hyatt Johannesburg, o Park Hyatt Phu Quoc, o Park Hyatt Cidade do México, o Alila Dong’ao Island Zhuhai e a reinauguração do Park Hyatt Tokyo. “São tantas aberturas que precisei listar tudo para não esquecer nenhuma”, observou Juliane Martinez, representante do Hyatt Hotels.
Com um portfólio que inclui nomes como Park Hyatt, Alila, Miraval, The Unbound Collection e Impression by Secrets, a rede ainda comemora o marco de 54 milhões de membros no programa de fidelidade World of Hyatt.
Itacaré
Esse charmoso destino de praia cercado pela exuberância da Mata Atlântica concentra alguns ícones da hospitalidade no sul da Bahia. Um deles é o Txai, que completou 25 anos este mês. Para celebrar a data, o resort lançou uma nova identidade visual e anunciou o investimento de R$ 10 milhões, ao longo do ano, em reformas estruturais e projetos socioambientais. “Queremos oferecer aos nossos clientes uma experiência autêntica, leve e cheia de propósito. Faz parte da nossa essência valorizar o simples”, ressalta a diretora de vendas e marketing, Bruna Dib.
Membro do grupo Relais & Châteaux, o hotel reúne 38 bangalôs ao longo de uma faixa de 3 km de praia intocada, e tem como diferenciais o serviço personalizado e a integração da arquitetura com o ambiente natural.
Outro destaque na região é o Barracuda Hotel e Villas, que deverá ampliar sua oferta de suítes com a construção de 19 bangalôs até o fim de 2026, além de uma academia.

BLTA
A partir de junho, a associação de hotéis e operadores de luxo BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) passará a contar com o serviço de um “cliente oculto” para avaliar a entrada de novos membros seguindo uma extensa lista de critérios que vai desde a qualidade dos ingredientes usados na gastronomia até a adoção de práticas sustentáveis.
Segundo Camilla Barretto, CEO da associação, o objetivo dessa parceria com a OnYou Cliente Oculto é estabelecer um novo patamar de excelência em hospitalidade de luxo, garantindo que seus associados ofereçam um serviço de qualidade excepcional. Por enquanto, a adesão será opcional para os atuais associados, mas se tornará obrigatória a partir de 2026.
Atualmente, a BLTA reúne 61 hotéis e oito DMCs espalhados por 37 destinos brasileiros.
Belmond
Entusiasta do conceito de slow luxury, a diretora de vendas da Belmond para as Américas, Carolina Mogames, propõe imersões que proporcionem experiências autênticas de conexão com a natureza e a cultura dos locais onde seus hotéis estão inseridos. “Trazemos para cada hotel o que há de mais precioso no destino em que ele está inserido.”
Carolina também anunciou as recentes adições de novos empreendimentos ao portfolio da marca. Entre as novidades estão o novo trem de luxo Britannic Explorer, que operará no Reino Unido a partir de julho; a inauguração do Coquelicot, o mais novo barco a integrar a frota do Le Bateau Belmond, navegando pela região de Champagne, na França, em roteiros de sete dias; a abertura da centenária propriedade Villa Beatrice em Portofino, na Itália, com vários serviços exclusivos; e o roteiro inverso do trem Andean Explorer, saindo de Arequipa com destino a Cuzco, no Peru, para que os passageiros possam contemplar as belas paisagens de Saracocha durante o dia.

Outros dois clássicos da marca também passarão por restruturações: o icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, que iniciou uma reforma de 18 meses para a modernização de suas instalações, e o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional de Foz do Iguaçu, que ampliou seu restaurante fine dinning com o Terraço Y e ganhou um bar exclusivo Moët & Chandon na piscina, também remodelada.
Hilton
Depois de abrir, em 2024, o Waldorf Astoria Osaka – primeira unidade da marca no Japão –, a rede anunciou a expansão do seu portfólio de luxo com a inauguração, ainda em 2025, do Waldorf Astoria Costa Rica Punta Cacique e a reabertura do emblemático Waldorf Astoria New York, considerado um ícone da hotelaria norte-americana, no coração de Manhattan.

Preferred Hotels & Resorts
A maior marca de hotéis de luxo independentes do mundo anunciou a incorporação de 19 novas propriedades ao seu portfólio global entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025. De um refúgio na região de São Roque, a 45 minutos de São Paulo, a um retiro de luxo na ilha grega de Santorini, cada uma delas oferece, de forma distinta, um serviço personalizado atencioso e experiências únicas que definem esse tipo de hospitalidade.
Atualmente, a Preferred conta com quatro membros no Brasil: os hotéis Unique e Pulso, em São Paulo, o Fera Palace em Salvador e, agora, o NÓR Hotel & Spa, situado em meio às montanhas de Itapetinga, em São Roque, no interior paulista.

“Essa integração entre hospitalidade refinada e elementos naturais torna o NÓR verdadeiramente especial dentro da coleção Preferred”, disse Simone Mariote, vice-presidente executiva da marca na América do Sul.
Fasano
Além da inauguração do Boa Vista Surfe Lodge no Brasil, com a primeira piscina de ondas para surfistas na América Latina, a rede anunciou a sua expansão internacional com abertura de hotéis na Europa e nos Estados Unidos.
Até 2027, deverão ser inauguradas unidades em destinos famosos como Cascais, Sardenha, Porto, Londres e Miami.
Tchéquia
Neste ano, pela primeira vez, o Guia Michelin fará uma edição dedicada ao destino Tchéquia. A publicação sairá no segundo semestre e deverá abranger restaurantes não só de grandes cidades, mas também de cantinhos únicos espalhados por todo o país. “Não sabemos quais serão selecionados, mas os inspetores secretos já estão no campo”, disse Luiz Fernando Destro, representante do escritório de turismo tcheco no Brasil.

Costa Rica
O destino vem ganhando cada vez mais atenção dos brasileiros. Não por acaso, desde novembro, a Gol tem operado voos diretos para San José saindo de algumas das principais capitais do País. Destaque para os hotéis Tabacón e Nantipa, que saíram recentemente na lista de melhores estabelecimentos de hospedagem da Costa Rica.
Tabacón foi o primeiro hotel na Região de Arenal. Depois vieram todos os outros resorts de termas. Já Nantipa fica na cobiçada praia de Santa Teresa (onde Gisele Bunchen tem casa), localizada na Península de Nicóia, uma das cinco blue zones do planeta. Ali todos curtem esporte outdoor, dormem bem e se rendem aos sabores da gastronomia costa-riquenha em excelentes restaurantes.

Suíça
O país aproveitou a ILTM Latin America para promover sua campanha Travel Better, que reforça o compromisso do escritório de turismo suíço com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que atrai novos viajantes.
Outra estratégia é enfatizar o outono no país, quando as paisagens ganham tons alaranjados e a maioria das regiões expande suas atrações. “Como é época de colheita da uva, há muitas experiências por regiões vinícolas que podem ser feitas nesta estação”, exemplifica a gerente de marketing do Switzerland Tourism no Brasil, Natália Leal, que destaca os vinhos Merlot do cantão do Ticino, no sul do país, e o exclusivo Chasselas dos cantões de Vaud, Valais, Genebra e da região de Trois-Lacs – considerado o acompanhamento ideal para as típicas fondues e raclettes suíças.

Em 2024, o país registrou um recorde no número de pernoites de brasileiros. O aumento foi de 21,2% em relação ao ano anterior, que já havia registrado um crescimento expressivo. “Os brasileiros se encantam cada vez com os nossos vilarejos e nossas montanhas para a prática de esportes. Além disso, a Suíça tem a infraestrutura necessária para receber os exigentes visitantes vindos do Brasil”, acrescenta o diretor do órgão, Fabien Clerc.
O país também abordou durante o evento a questão do “overtourism” e as medidas que tem implementado para lidar com o impacto negativo do excesso de turistas em determinados destinos suíços.
Oiá Casa Lençóis
Situado em um dos destinos mais lindos e únicos do Brasil, os Lençóis Maranhenses, este hotel mantém sede em Santo Amaro e terá uma pop-up (casa temporária) em Atins entre os meses de junho e setembro.
Focada em proporcionar experiências autênticas e personalizadas aos seus hóspedes, que permitam uma imersão na natureza e na cultura local, a marca traz como grande novidade o trekking exclusivo, de cinco noites, que atravessa as dunas do parque nacional conectando suas duas casas, com parada para pernoite em uma hospedaria parceira localizada na comunidade de Patacas.

Outra opção divulgada pela diretora de marketing e vendas da empresa, Renata Luque, é o minitrekking de três noites entre Atins e Patacas. A aventura, com doses extras de conforto, também explora localidades remotas, mas sem a necessidade de chegar a Santo Amaro.
Jantares temáticos e experiências únicas, como contemplar a revoada de guarás em Atins e interagir com moradores de comunidades remotas, completam o modo Oiá de viver os Lençóis.
Starwood
Fundada há quase três décadas pelo empresário Barry Sternlicht, comprada pelo grupo Marriott em 2016 e reinventada com o nome SH Hotels alguns anos depois, a rede Starwood volta agora ao mercado com a sua nomenclatura original abrangendo 14 hotéis de três marcas em plena expansão: Baccarat (famosa por suas peças de cristal), 1 Hotels (focada em sustentabilidade aliada ao luxo) e Treehouse (que propõe uma estadia mais lúdica e descontraída).
“São marcas irmãs, mas com públicos diferentes”, explica o diretor de marketing da rede, Rafael Nader, que também anunciou várias inaugurações para os próximos anos, incluindo unidades da exclusiva Baccarat na Itália (Roma e Florença) e nas Maldivas.

One&Only Moonlight Basin
Em meio a algumas das montanhas mais icônicas da América do Norte, com belas florestas e picos nevados, o One&Only Moonlight Basin, primeiro resort da prestigiada marca nos Estados Unidos, em Big Sky, Montana, já está aceitando reservas.
O empreendimento foi apresentado em primeira mão pelo TTWGroup, referência nacional no segmento de viagens e experiências de alto padrão, em seu tradicional evento de warm up para a ILTM Latin America, com presença de agências de viagem parceiras da empresa e do executivo Michael Foley, diretor regional de vendas e marketing das Américas da Kerzner International, rede de hotelaria que é proprietária da marca One&Only.
Com abertura prevista para 18 de novembro de 2025, o One&Only Moonlight Basin é o primeiro resort alpino da marca de ultraluxo. Além de todo conforto e serviços exclusivos, um dos destaques da nova propriedade é a localização, imersa na natureza e a poucos quilômetros do Parque Nacional de Yellowstone.

Coreia do Sul
Hospitalidade e cultura são as apostas do país asiático para atrair mais visitantes de luxo, inclusive vindos do Brasil.
Segundo Lawrence Reinisch, que representa o escritório de turismo coreano no Brasil, o país registrou a entrada de 30 mil turistas brasileiros em 2024, o que representa um aumento de 35% na comparação com o ano anterior. E a expectativa é de que essa expressiva taxa de crescimento se mantenha nos próximos anos.
Regent Seven Seas
A companhia de cruzeiros de ultra luxo com tudo incluído revelou renderizações detalhadas e um vídeo espetacular com um “voo” por alguns espaços públicos selecionados a bordo do Seven Seas Prestige.
Com inauguração prevista para novembro de 2026, o Prestige segue o tremendo sucesso dos navios da classe Explorer da companhia, também construídos pela Fincantieri, e será a primeira nova classe de embarcações da Regent em dez anos.

Oceania Cruises
A companhia de cruzeiros celebra um momento histórico em sua trajetória, reafirmando seu DNA gastronômico com lançamentos excepcionais e itinerários transformadores.
O grande destaque da temporada é o lançamento do Allura, oitavo navio da frota e segundo da classe Allura, que faz sua estreia em julho de 2025 simbolizando a essência da filosofia The Finest Cuisine at Sea.
Um verdadeiro paraíso para gourmands, o Allura oferece ainda um chef para cada 10 hóspedes, com metade da tripulação dedicada à gastronomia, e uma impressionante variedade de experiências, como o premiado Culinary Center e o Chef’s Studio, onde segredos epicuristas são compartilhados em aulas práticas, além de almoços harmonizados como o Sommelier’s Choice e o Cellar Master’s Classic.

Além do Allura, a Oceania estreia a linha exclusiva Aquamar® Bath + Skincare Essentials em toda a frota a partir da primavera de 2025. E ainda surpreende com cinco cruzeiros posicionados para observar o eclipse solar total em 12 de agosto de 2026, oferecendo a maior coleção desse tipo no mundo.
LEIA MAIS:
ILTM bate recorde e mostra a ascensão do turismo de luxo no Brasil