Hospedagens diferenciadas e hotéis inusitados atraem milhares de turistas que desejam sair da mesmice.
Viajar é mais que o trajeto ou conhecer o destino e o que ele tem a oferecer. Por vezes, a estadia é, por si só, motivo mais que suficiente para o sucesso da viagem.
Com base nisso, e ávidos para oferecer uma hospedagem inesquecível, muitos hotéis e pousadas têm apostado na ousadia e no que é exótico para atrair turistas e despontar entre tantas opções disponíveis no mercado hoteleiro.
Além de segurança, conforto e comodidade, que são aspectos mais que esperados de uma estadia, por que não explorar acomodações fora do usual?
De cabanas a casas na árvore, de cavernas a iglus, hotéis de diferentes lugares do mundo, inclusive o Brasil, não deixam de entregar o inesperado.
Hospedagens diferenciadas
Airbnb movimenta um nicho muito expressivo
A febre do Airbnb abriu ainda mais possibilidades para o novo. Uma categoria específica da plataforma, a OMG!, ou “Oh Meu Deus”, reúne estabelecimentos diferenciados, além de incentivar a construção de novos, devido à rentabilidade que move.
LEIA TAMBÉM: 4 casas de filmes para alugar no Airbnb
Dentre os maiores sucessos, estão a casa Aura House, em Bali, na Indonésia. A casa de bambu de bela arquitetura flutua sobre o Rio Ayung.
Se flutuar sobre um rio não for animador o suficiente, talvez se hospedar a 400 metros de altura sobre uma montanha seja a aventura esperada.
De uma cápsula envidraçada suspensa na Cordilheira dos Andes, é possível apreciar o Vale Sagrado dos Incas. Essa é a proposta do Skylodge Adventure Suites. Com jantar e café da manhã, este feito sobre o teto da cápsula, o viajante pode repousar após uma escalada, por cerca de R$ 1.600 por noite.
Avião ao estilo Lost vira suíte
Se a altura for intimidante demais, se hospedar em um avião que não levanta voo pode ser uma alternativa. A poucos metros do solo, à altura das copas das árvores, está instalado um Boeing 727, cuja suíte oferece vista para o mar caribenho.
No Hotel Costa Verde, na Costa Rica, há também muito luxo. A sua suíte temática é toda decorada com móveis artesanais importados da Indonésia.
Experiência de cruzeiro para quem tem medo de mar
Já na Ásia, mais precisamente na Coreia do Sul, uma proposta semelhante é oferecida. É possível se hospedar em um cruzeiro que também não se move.
No caso, é um navio instalado no alto de um penhasco, que simula uma experiência de cruzeiro marítimo, tendo até um sistema de som que simula ondas. O hotel oferece todo o luxo esperado de uma viagem pelo mar. Conta com mais de 200 suítes e até campo de golfe profissional.
Palafitas sobre rio amazônico viram quartos de hotel luxuosos
Porém, não é necessário ir tão longe para encontrar aventura. Em plena selva amazônica, a cerca de 3 horas de barco da capital amazonense, é possível se hospedar em grandes bangalôs sobre o Rio Juma. Feitos sobre palafitas, a estadia oferecida é de alto luxo.
A piscina do local é preenchida com água do próprio rio, e ainda há um museu e um restaurante cinco estrelas. A diária para um casal sai por cerca de R$ 2 mil.
Caverna subterrânea é hotel mais profundo do mundo
Se ficar sobre o rio não for interessante o suficiente, talvez se hospedar a 150 metros sob o solo, no hotel mais profundo do mundo, seja algo um pouco mais sublime. O Hotel Sala Silvermine, na Suécia, é um quarto esculpido na rocha profunda.
A suíte é luxuosa e rústica, mas também muito gelada. Piscinas naturais são oferecidas aos hóspedes para banhos a agradáveis 2 °C, além de restaurantes e atividades recreativas.
Virar esquimó por um dia sob a aurora boreal agora é possível
Ainda pelos países nórdicos, na Finlândia, o Hotel Igloo West oferece a experiência de se hospedar em um iglu. A suíte é construída no formato da casa tradicional dos povos das regiões árticas, com a diferença de ter um teto feito de vidro para apreciação do céu estrelado finlandês.
O espetáculo noturno costuma ser encantador, ainda mais contando com a chance de se presenciar uma aurora boreal.
LEIA TAMBÉM: 5 melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal
Container entrega a experiência de uma compra internacional
Entretanto, se a ideia é sair de vez de tudo que possa lembrar minimamente uma residência, por que não se hospedar em um container suspenso por um guindaste? Uma caixa de metal, mas que, na verdade, é um quarto preso por um guindaste, pode ser facilmente um próximo destino.
Com ótima vista para o lago Ij, a arquitetura composta por muito ferro faz jus ao bairro industrial que o rodeia.
Saiba como é sair do planeta sem sair do lugar
De volta ao Brasil, pode ser hora de fazer uma viagem intergaláctica a bordo de uma nave espacial. Em Alto Paraíso de Goiás, mais especificamente na pousada Espaço Naves Lunazen, a atração é se hospedar nas suítes com formato e decoradas como naves alienígenas.
Seus seis quartos podem abrigar solteiros, casais e famílias inteiras. A dúvida é sobre se hospedar em qual: se no Área 51, no Nave Mãe, no Enterprise, etc.
Independentemente do destino escolhido, o importante é saber aproveitar a estadia e todos os benefícios que a acompanham, e assim ter mais histórias para contar.
Seja para descansar no colchão de solteiro, curtir com a família na piscina ou sair em passeios radicais, a hospedagem por si só pode ser suficiente para grandes experiências. Basta escolher aquela que mais se adequa ao gosto pessoal de cada um.
LEIA TAMBÉM:
Como evitar golpes na hora de reservar hotéis e pousadas
Turismo do Sono: Conheça a experiência de hotéis para o descanso completo
5 hotéis temáticos ao redor do mundo
Hotéis com aquecedor para aproveitar Bariloche no inverno
Experiência Saltburn: 4 castelos para conhecer de graça inspirados no filme