Após décadas sendo dizimadas, as Baleias Azuis voltam ao Oceano Índico e surpreendem os cientistas;
As baleias azuis, os maiores seres vivos em nosso planeta, estão retomando uma parte do Oceano Índico. Tal fato surpreendeu aos cientistas devido ao anos em que a espécie foi caçada incessantemente, o que gerou uma enorme dizimação décadas atrás.
Um documentário intitulado “Blue Whales 3D”, filmado por pesquisadores e cineastas nas Ilhas Seychelles, na Africa, em 2020 e 2021, capturou imagens fascinantes dessas gigantes do mar.
O registro visual sugere não apenas uma presença momentânea, mas, através de gravações de áudio subaquáticas os cientistas revelaram que as gigantes marinhas estão passando meses na região.
Esse notável retorno das baleias azuis a uma área outrora devastada pela caça fornece indícios intrigantes de atividade reprodutiva.
Para aproveitar mais dicas de hospedagem e viagens, assine nosso aplicativo exclusivo com todas as edições da Revista Viajar. Clique aqui e garanta a seleção de conteúdo por apenas R$ 12,90.
A pesquisa
A descoberta da presença das baleias azuis nas Ilhas Seychelles é celebrada como uma vitória para a conservação ambiental, após décadas de devastação pela caça, especialmente pela frota baleeira soviética na década de 1960.
A população atual dessas majestosas criaturas é apenas uma fração do que já foi, classificada como ameaçada de extinção. A pesquisa inovadora, utilizando uma “armadilha sonora” subaquática, registrou a presença das baleias azuis ao longo de um ano, destacando a importância das Seychelles como possível área de reprodução.
Apesar da esperança gerada, a luta pela sobrevivência dessas baleias continua, e sua população está longe da abundância passada.
Alugue um carro e viaje com praticidade e conforto! Confira aqui as melhores opções.
Um refúgio
A descoberta da presença desses gigantes do oceano nas águas das Seychelles é de grande importância não apenas pelo aspecto biológico, mas também pelo contexto de conservação.
Parte dessa área ao redor das ilhas foi formalmente protegida em uma iniciativa onde o país teve uma parte significativa de sua dívida nacional anulada. Aproximadamente 16,8 milhões de libras (R$ 103,3 milhões), em troca do compromisso de preservar seus oceanos.
Com cerca de 400 mil quilômetros quadrados agora sob proteção, essa região pode ser vital para a recuperação e a preservação das baleias azuis.
Jeremy Kiszka, principal cientista do estudo e pesquisador da Universidade Internacional da Flórida, destaca a excepcional diversidade e abundância de mamíferos marinhos na região das Seychelles.
“Registramos 23 espécies durante nossas pesquisas”, afirma. No entanto, com essa promissora descoberta, surge a necessidade crítica de compreender a importância exata das Seychelles para as baleias azuis. Além de garantir que atividades humanas não ameacem a recuperação dessas majestosas criaturas e de outras espécies presentes na área.
Uma das principais preocupações é proteger essas áreas cruciais para as baleias azuis da poluição sonora, que viaja eficientemente pela água.
Felizmente, as Seychelles têm um tráfego marítimo relativamente baixo. Isso pode oferecer um refúgio tranquilo para esses gigantes do oceano, destacando a importância da preservação para garantir um futuro seguro para as baleias azuis.
LEIA TAMBÉM:
Norwegian Cruise Line anuncia seu novo navio, o Norwegian Aqua
MSC Grandiosa: como é viajar no maior navio da temporada nacional
Lençóis Maranhenses terá passeio de balão a partir de 2024
Hotéis a beira-mar para aproveitar o melhor de Ipanema (RJ)
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP
Em nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar