fbpx

Conheça as atrações turísticas no Panamá

Como ponto central das Américas, o Panamá desfruta de localização privilegiada sobretudo no quesito comercial, com cerca de 14 mil embarcações atravessando seu famoso canal todos os anos.

Mas o que muita gente ignora é que, no turismo, o país também tem muito potencial. O Aeroporto Internacional Tocumen conecta 28 destinos entre as Américas do Sul, do Norte e Central, além do Caribe, e a vantagem para quem voa com a Copa Airlines é poder fazer um stopover de graça no Panamá.

Ou seja, em vez de ficar apenas as poucas horas de conexão entre os voos, você tem a oportunidade de passar até sete dias no país, antes de embarcar para seu destino, sem gastar nada a mais na passagem.

Leia também: Copa Airlines oferece Stopover gratuito no Panamá

Mas afinal, o que fazer no Panamá? Separamos 8 pontos turísticos para você aproveitar a Cidade!

Atrações na Cidade do Panamá
Cidade velha histórica na no Panamá. (Foto: shutterstock)

Fique hospedado em um dos bairros centrais na Cidade do Panamá, Bellavista. Clique aqui e faça a sua reserva!

Casco Antiguo

Em primeiro lugar está as ruas do Casco Antiguo, também conhecido como Casco Viejo ou San Felipe, é o passeio introdutório para qualquer turista. O bairro histórico, sobretudo, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco pelo legado que abriga desde sua fundação, em 1673, quando um incêndio destruiu todo o centro anterior da cidade (hoje conhecido como Panamá Viejo).

Casco Viejo na Cidade do Panamá
Casco Viejo é o bairro histórico da Cidade do Panamá, um patrimônio mundial da UNESCO. (Foto: shutterstock)

Na época, o Panamá era uma colônia espanhola e, na primeira metade do século 19, foi incorporado à Colômbia, da qual viria a se tornar independente em 1903. É interessante contratar um tour guiado com a Civitatis para aprender esse e outros fatos.

Ao longo dos últimos anos, o Casco vem lentamente se modernizando, sem renunciar à típica arquitetura colonial, que agora ganha vida com bares, restaurantes, lojas e hotéis-butique.

Uma boa pedida no jantar é o Lo Que Hay, que trabalha com o lema “a comida que fala do Panamá”. Isso porque todos os pratos se baseiam na história e na evolução da cultura local, temperadas com referências mundiais. Nossa sugestão é pedir de entrada a yuca (mandioca) tostada con carpaccio de atún e, como prato principal, o frango frito.

Para encerrar, de sobremesa, o raspao en paila é como a nossa boa e velha raspadinha. A refeição sai por cerca de US $40.

Catedral Metropolitana do Panamá

Também conhecida como Catedral Basílica Santa María la Antigua, a igreja do século 18 está localizada bem no centro do Casco Antiguo, na Plaza de la Independencia. Além de apreciar a peculiar fachada, reserve um tempinho para visitá-la por dentro, com destaque para o belo altar e as obras de arte ali expostas.

Catedral Metropolitana da Cidade do Panamá
Catedral Metropolitana do Panamá, Sal Felipe Old Quarter, Patrimônio Mundial da UNESCO

Não fique preso ao transporte público, faça o aluguel de carro e aproveite para explorar a Cidade do Panamá como quiser. Clique aqui!

Canal do Panamá

Outra atração imperdível é o famoso Canal do Panamá, um dos maiores projetos de engenharia do mundo. Iniciada pelos franceses em 1880, a construção foi abandonada posteriormente por uma série de problemas, sendo finalizada apenas em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram o canal por mais de 80 anos.

Canal do Panamá
A segunda fechadura do canal do Panamá do Oceano Pacífico. (Foto: shutterstock)

É por conta da ocupação americana, aliás, que até hoje a moeda panamenha – o balboa – tem cotação igual à do dólar. O canal é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e tem papel fundamental na economia global, já que reduziu em mais de 14 dias a antiga rota entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

O sistema funciona com três eclusas, elevando ou rebaixando os navios em mais de 23 metros. No meio do trajeto, o lago artificial Gatún ajuda no processo de reposição de água e controle dos níveis entre os dois oceanos ao longo dos 80 quilômetros do canal.

É possível acompanhar parte do processo nos deques de observação na estação de Miraflores, que tem também exibição de um filme 3D sobre a obra, lojinha de suvenires e restaurante com vista para os navios passando.

Ilha dos Macacos

Para quem viaja com crianças, este, por outro lado, é um programa muito interessante.

A bordo de um barco a motor, o trajeto dura em média três horas e passa pertinho de navios gigantes que cruzam o canal para chegar às margens do lago Gatún, habitat de quatro espécies de macacos nativos do Panamá.

Lago Gatún na Cidade do Panamá
Lago Gatún no Canal do Panamá. (Foto: shutterstock)

Durante o passeio, são feitas algumas paradas em pequenas ilhas, onde o guia emite sinais com um apito para atrair os macaquinhos que se escondem na floresta. Tão logo os primeiros aparecem, começa o show: pulam no barco, brincam entre si e fazem a maior festa para os turistas.

É possível também combinar a Ilha dos Macacos à visita à tribo embera, onde é muito bacana conversar, em inglês ou espanhol, com índios nativos que mostram um pouco mais de sua cultura e história. Além disso, os visitantes participam de danças típicas e podem comprar artesanato local, além de almoçar na própria aldeia.

Parque Nacional Soberania

Localizado a 25 quilômetros da Cidade do Panamá, o parque natural de 220 km² é perfeito para conhecer a floresta tropical panamenha. Ali vivem mais de 500 espécies de aves, como tucanos, periquitos, corujas e pica-pau, além de mais ou menos 100 espécies de mamíferos, entre eles macacos, tamanduás, preguiças, quatis e cutias.

Programe-se para subir a Rainforest Discovery, uma torre de observação com 170 degraus. A mais de 32 metros de altura, a vista para a floresta é fantástica.

Lago Gatún na Cidade do Panamá
Rainforest Discovery Center em Pipeline Road no Parque Nacional Soberania no Panamá. (Foto: shutterstock)

Nem pense em fazer uma viagem internacional sem seguro viagem. Clique aqui e conheça o nosso parceiro.

Amador Causeway

Esta ampla avenida acompanha o ponto onde a entrada sul do Canal do Panamá se conecta com o Oceano Pacífico, sendo o lugar ideal para observar a entrada e saída dos enormes navios.

É possível caminhar pelo calçadão ou percorrê-lo com bicicletas alugadas. A principal atração é o Biomuseo, em um colorido e futurista prédio desenhado pelo arquiteto Frank Ghery.

Sobretudo, o museu conta a história do istmo do Panamá e como sua formação, há 3 milhões de anos, afetou a biodiversidade do planeta ao permitir a interação entre a fauna das porções norte e sul do continente americano. 

Amador Causeway na Cidade do Panamá
Amador Causeway com vista para o oceano e o Biomuseo. (Foto: shutterstock)

Algumas outras paradas que valem a pena no Amador Causeway são o Mausoléu de Omar Torrijos Herrera, que teve papel protagonista na devolução do Canal do Panamá ao governo nacional; o Museo de La Libertad, com acervo sobre direitos humanos; e por fim, a Flamenco Marina, onde há vários restaurantes, como o Mi Ranchito e o Bucaneros.

Avenida Balboa e Cinta Costera

A Cinta Costera é uma passarela de pedestres à beira-mar, que liga Punta Paitilla ao Casco Antiguo. Ocupada por vários parques e gramados, tem também alguns letreiros com o nome do país para fazer aquela foto clássica, por exemplo.

Ao se aproximar do Casco Antiguo, você encontrará o popular e histórico Mercado de Marisco Cinta Costera, com bancas de peixes e frutos do mar, além de restaurantes. Contudo, a dica é almoçar por lá, com destaque para o ceviche panamenho, que é até oferecido para degustação gratuita em alguns locais do mercado.

Avenida Balboa e Cinta Costera na Cidade do Panamá.
Avenida Balboa e Cinta Costera é repleta de atividades comerciais. (Foto: shutterstock)

Não fique sem internet durante a sua viagem na Cidade do Panamá. Contrate já um chip para celular.

Las Perlas

Por fim, parte do arquipélago conhecido como Las Perlas, as ilhas Taboga e Contadora dão um gostinho da versão tropical do Panamá, com praias de mar azul turquesa, sem precisar ir muito longe da capital (já que San Blas, o destino caribenho mais conhecido do país, fica a 100 quilômetros).

Em apenas meia hora de balsa, chega-se a essas duas belas ilhas, que podem ser conhecidas em um passeio bate-volta ou, então, em um pernoite, para quem quiser passar mais tempo.

La Perlas Cidade do Panamá
As Ilhas Pérola, Arquipélago de las Perlas é um grupo de 200 ou mais ilhas e ilhotas situadas a cerca de 30 milhas da costa do Pacífico do Panamá. (Foto: shutterstock)

Agora que você já conhece algumas atrações na Cidade do Panamá, que tal planejar a sua ida ao país? Conte com o nosso parceiro de viagens para garantir aquela passagem em condições especiais. Clique aqui e confira.

Leia também:

5 opções de hospedagens na Cidade do Panamá

Saiba onde se hospedar na Cidade do Panamá