Apresentadora do programa Diário de uma Vegana, exibido pelo GNT Play, Alana Rox é expert em encontrar endereços veganos e eco-friendly mundo afora. Ela parou de comer alimentos de origem animal quando era criança e, há 11 anos, faz do veganismo sua filosofia de vida. Alguns dos seus restaurantes favoritos no Brasil e na Europa dá para conferir a seguir.
BRASIL
- São Paulo: Sobram favoritos na capital paulista, tem o brunch da Casa S | Simplesmente, o sorvete da Veganeria Stuzzi, a pizza da Pop e o hambúrguer vegano da Hareburger. Além disso, “as pessoas precisam jantar no bistrô Banana Verde da chef Priscila Herrera”, acrescenta a apresentadora.
- Rio de Janeiro: No Rio, a primeira dica é o Teva, que fica em Ipanema e é comandado pelo chef Daniel Birón. “Sempre vou jantar e fazer happy hours”, revela. Ela também curte almoçar no SPA Maria Bonita, em Ipanema; e no Naturalie Bistrô, em Botafogo. Para deixar a viagem completa, é essencial dar aquela passadinha na La Frutaria para se abastecer de produtinhos naturais, tomar um suco e comer um bolo vegan que sempre tem lá.
- Florianópolis: Alana Rox conta que vale a pena fazer compras de orgânicos e tomar um cappuccino com leite de amêndoas no Mercado São Jorge. “Lá dentro tem também uma padaria cheia de amor com pães, cookies e bolos vegan e glúten-free.”
- Brasília: Sem dúvida, a dica é uma confeitaria “avassaladoramente” deliciosa toda vegana chamada Cannelle.
- Campos do Jordão: Sempre que pode, a apresentadora faz check-in no Hotel Serra da Estrela que é tem várias alternativas para os veganos!
PORTUGAL “Em Lisboa comi um dos melhores lanches veganos da minha vida no Ao 26 – Vegan food project. Para almoço, outra dica é o indiano vegano Psi – Restaurante Vegetariano.
ALEMANHA Para Alana Rox, a rede de supermercados veganos chamada Veganz, com iogurtes e queijos maravilhosos, é imperdível.
ESPANHA “Em Barcelona comi muito bem no Buenaventura Café (café da manhã), no Teresa Carles (almoço) e no Flax and Kale (jantar)”, afirma a apresentadora. Outra opção, para quem gosta de japonês, é Ikibana, onde o sushiman costuma preparar várias coisinhas saborosas sem derivados de animais.