fbpx

Abu Dhabi anuncia novos museus e centros culturais para 2025

Novo distrito cultural está localizado a 10 minutos do centro da cidade e a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Projeto do Distrito Cultural Saadiyat. (Foto: divulgação)

Abu Dhabi anunciou que o Distrito Cultural de Saadiyat, localizado em uma ilha no Golfo Pérsico, será concluído em 2025. Quatro novos museus e centros culturais estão sendo construídos no distrito, que fica a 10 minutos do centro da cidade e a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi. Atualmente, 76% das obras estão finalizadas.

Entre as inaugurações mais esperadas está o Guggenheim Abu Dhabi, que será o principal museu de arte moderna e contemporânea da região, com obras desde os anos 1960 até hoje.

Projeção Guggenheim Abu Dhabi. (Foto: divulgação)

O acervo do museu conta com mais de 650 obras de mais de 100 países. Projetado pelo arquiteto Frank Gehry, o museu possui 28 galerias e uma área de 80 mil m², sendo o maior dos museus Guggenheim. Além da matriz em Nova York, há o The Peggy Guggenheim Collection, em Veneza, e o Guggenheim Bilbao, na Espanha.

O teamLab Phenomena Abu Dhabi, um museu imersivo de 17 mil metros quadrados, está previsto para ser inaugurado até o final de 2024. Fundado em 2001 em Tóquio, o coletivo de arte teamLab cria experiências multissensoriais que permitem aos visitantes interagir com a arte.

Projeto do Distrito Cultural Saadiyat. (Foto: divulgação)

Museus no Distrito Cultural de Saadiyat

Outro grande projeto é o Museu de História Natural de Abu Dhabi, previsto para abrir no final de 2025. Com uma área de 35 mil m², levará visitantes a uma jornada pela história do universo e do planeta.

A coleção inclui um esqueleto fossilizado de Tyrannosaurus rex de 67 milhões de anos, um modelo do meteorito Murchison de 7 bilhões de anos, e fósseis de 7 milhões de anos descobertos a oeste de Abu Dhabi. O museu também contará com uma instituição de pesquisa e ensino.

Museu de História Natural de Abu Dhabi. (Foto: divulgação)

O Museu Nacional Zayed, com 44 mil m², será o museu nacional dos Emirados Árabes Unidos, explorando a paisagem, idiomas e cultura do país desde a pré-história até o presente. O objetivo é honrar o legado do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador do país, com cinco estruturas de aço que remetem a uma asa de falcão.

Museu Nacional Zayed. (Foto: divulgação)

Distrito Cultural de Saadiyat

O polo cultural da ilha de Saadiyat começou a ser planejado em 2006 e atualmente possui quatro museus em funcionamento.

Em 2009, a galeria Manarat Al Saadiyat foi inaugurada e abriga a feira internacional Abu Dhabi Art.

Manarat Al Saadiyat. (Foto: divulgação)

O Louvre Abu Dhabi foi aberto em 2017, e é composto por 55 edifícios brancos inspirados em antigas cidades árabes. É a primeira filial do Louvre fora da França.

Vista aérea do Louvre Abu Dhabi. (Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

A Berklee Abu Dhabi inaugurou em 2020, e oferece ensino de música de nível internacional nos Emirados Árabes, educação e artes cênicas.

Berklee Abu Dhabi. (Foto: divulgação)

Em março deste ano, a Fundação de Arte Bassam Freiha abriu suas portas, apresentando exposições focadas no movimento orientalista do colecionador de arte Bassam Said Freiha.

Ilha de Saadiyat

Atualmente, Saadiyat possui nove quilômetros de praia, seis resorts luxuosos como St. Regis e Park Hyatt, um beach club, campo de golfe e o bairro costeiro Mamsha Al Saadiyat.

Ilha de Saadiyat. (Foto: shutterstock)

O nome significa “ilha da felicidade”. A conclusão do Distrito Cultural de Saadiyat promete ampliar as ofertas turísticas na região.

LEIA TAMBÉM:

Stopover no Catar, vale a pena? Como funciona?

Conheça os principais shoppings centers do Catar

Descubra os melhores passeios para fazer em Dubai