fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestaquesA multifacetada Moscou

A multifacetada Moscou

A multifacetada Moscou

Por Mari Campos

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Moscou, com mais de 2.500 km², é a maior cidade de toda a Europa. Por isso mesmo, visitá-la exige planejamento: são inúmeras atrações turísticas e nem tudo está a uma curta caminhada de distância como em São Petersburgo. Não dá para pensar em passar apenas um final de semana.

A própria região do Kremlin e da Praça Vermelha, o ápice turístico da cidade, já consome boa parte do tempo do turista na cidade. Quem vê de longe pode não imaginar o tamanho e a quantidade de atrações reunidas.

A minha chegada à Praça Vermelha sob neve nos dias seguintes ganhou outros tons ainda mais bonitos: dias ensolarados, de céu azul, que ressaltavam as cores intensas dos edifícios e da catedral. Não por acaso, a maioria dos turistas (e eu me incluo neste rol!), encantada por sua beleza, acaba passando pela praça todo dia – o que é muito recomendável, já que, tão cheia de detalhes, vai revelando novas facetas diferentes a cada visita, a cada luz.

foto: shutterstock

É ali pela praça que a gente forma fila para ver o Mausoléu de Lênin, aberto à visitação gratuita, com seu corpo impressionantemente embalsamado em uma câmara escura. É pela praça também que a gente tem acesso ao interessantíssimo Museu de História Natural, à bela catedral ortodoxa Kazan (de entrada gratuita), ao enorme shopping center de luxo GUM (que ocupa o belo prédio de uma antiga loja de departamentos soviética e tem uma imperdível praça de alimentação) e, claro, à icônica Catedral de São Basílio.

Símbolo mais reconhecido da cidade atualmente, a catedral foi construída originalmente no século 16 como monumento militar por Ivan, o Terrível, que se autoproclamou o primeiro czar russo (há uma lenda de que ele teria cegado o seu arquiteto para que ele jamais reproduzisse tamanha beleza em outro lugar). A entrada custa cerca de US$ 10 e a visita a seus dois andares é imperdível, com direito a coro ortodoxo a cada dez minutos em frente a um dos andares.

Já a entrada para o Kremlin propriamente se dá fora da Praça Vermelha, na lateral oposta ao Mausoléu de Lênin.

foto: shutterstock

Dentre suas imponentes torres e muralhas avermelhadas, a área do Kremlin é repleta de edifícios, museus e igrejas diferentes, e visitar todos eles podem bem tomar um dia inteiro para o turista mais empolgado. O ingresso básico, de cerca de US$ 10, dá direito a andar pelo complexo e visitar alguns de seus prédios e as suas igrejas; para ir ao Armoury Chamber é preciso comprar ingresso separado (ambos à venda tanto in loco quanto on-line, mas curiosamente os bilhetes adquiridos on-line precisam ser trocados por ingressos oficiais na bilheteria).


Veja mais:

  Igrejas majestosas em São Petersburgo, Rússia
  Rublos em jogo: veja a média de gastos básicos em Moscou
  Explorando a região central de Moscou

Sugestões de hospedagem em Moscou:

  • Golden Apple
    Simpático hotel-butique de quartos novos e bastante funcionais.
  • Ritz-Carlton
    A uma quadra da Praça Vermelha, tem quartos impecáveis, alguns com acesso à área VIP – destaque para vista panorâmica.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels, este clássico tem quartos espaçosos e belo SPA, ao lado do comércio da Rua Arbat.

Encontre outras acomodações em Moscou aqui


Vai para Moscou? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em Moscou
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!