fbpx

A imperial São Petersburgo

Aceitei a sugestão de amigos e comecei a viagem por São Petersburgo – o que, no fundo, revelou-se mesmo uma ótima ideia. São Petersburgo está há mais tempo preparada para o turismo, tem os nomes das ruas e as placas sempre escritos nos dois alfabetos, é mais fácil de explorar à pé e os próprios restaurantes e atrações têm (em geral) funcionários que falam inglês.

A arquitetura encanta de cara. Capital da Rússia Imperial por mais de 200 anos, a cidade guarda até hoje São Petersburgo uma coleção impressionante de construções grandiosas, muitas delas com fachadas coloridas. Dizem os moradores que é para contrastar com os muitos dias cinzentos e chuvosos que enfrentam ao longo do ano. Quem vai durante o inverno pega mais chuvas, mas também a cidade mais vazia e filas menores nas atrações. Por outro lado, quem vai durante o verão lida com a superlotação da cidade, mas tem dias longuíssimos, cheios de luminosidade, já que o sol se põe tarde.

foto: shutterstock

Antiga Leningrado, a segunda maior cidade do país é também considerada sua “capital cultural”. Apesar de seus pouco mais de 300 anos de fundação, São Petersburgo testemunhou uma quantidade considerável de acontecimentos históricos e transformações sociais – incluindo, é claro, o começo da Revolução Russa, há mais de cem anos. Por isso mesmo, tem uma dualidade sedutora o tempo todo: uma cidade de história fascinante contrastando com sua cultura contemporânea bastante jovem.

Quase tudo a pé

Fundada por Pedro, o Grande, São Petersburgo é fácil de explorar, mesmo sendo composta por mais de 40 ilhas. Quem se hospeda no centro faz praticamente tudo a pé e andar por ali, entre pontes, canais, palacetes e largas avenidas, é tarefa das mais prazerosas mesmo.

Uma boa ideia é começar a explorar a cidade exatamente por onde ela surgiu: a fortaleza de Pedro e Paulo, construída para proteger o território russo de invasores vindos do Mar Báltico. Para quem está hospedado no centro, basta uma curta e agradável caminhada até lá; se bater preguiça, é só tomar o metrô e descer na majestosa estação de Petrogradskaya. A fortaleza amuralhada, à beira do Rio Neva, é repleta de museus e outras atrações, com destaque para a bela Catedral de São Pedro e São Paulo e a cripta dos czares, que guarda os restos fúnebres de vários deles, incluindo o último, Nicolau II.

Skyline de Sâo Petersburgo, com A Fortaleza de Pedro e Paulo ao fundo | foto: shutterstock

Museu do Hermitage

Mas é o impressionante Museu do Hermitage, um dos mais antigos do mundo e a principal atração da cidade. Fundado em 1754 por Catarina, a Grande, tem hoje uma das maiores e mais ricas coleções de arte do mundo, incluindo antiguidades clássicas e artes decorativas.

De múmias egípcias a obras de Picasso, tem de tudo ali. Sem contar os interiores do palácio que, por si só, já são um atrativo e tanto: salões cheios de detalhes em ouro, tetos repletos de afrescos, portas imperiais, pisos e mosaicos impecáveis que são, o tempo todo, um verdadeiro colírio para os olhos – sobretudo no Palácio de Inverno.

Ver todo seu acervo em um dia é tarefa impossível, inclusive pela exaustão, já que os prédios são imensos; por isso mesmo, a melhor pedida é comprar o ingresso de dois dias e dividir a visita em duas  artes. Quem compra pela internet paga mais caro para visitar o museu, mas conta com entrada exclusiva e sem filas em uma das laterais do prédio principal. Não faz muita diferença durante o inverno, mas representa uma tremenda vantagem durante o verão, quando as filas da bilheteria principal e das máquinas de autoatendimento são imensas.

Navegar pelos canais da cidade também é boa pedida: os cruzeirinhos por ali estão disponíveis dia e noite. Chamada também de “Veneza do Norte”, São Petersburgo merece ser apreciada a partir das águas. Mas isso só é possível nos meses mais quentes, já que rio e canais congelam ali durante o inverno. Ao longo do verão, dependendo do horário, é possível acompanhar também as famosas aberturas das pontes de São Petersburgo para permitir a passagem de barcos e navios.


Veja mais:

[irp][irp][irp]


Onde se hospedar em São Petersburgo:

  • Vertical Aparthotel
    Um achado para viajantes econômicos: tem quartos compactos com cozinha equipada.
  • Petro Palace Hotel
    Em estilo russo bem classicão, fica próximo ao Hermitage e tem quartos renovados.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels of the World, tem quartos superconfortáveis, ótimo spa e café da manhã incrível.

Confira outras sugestões de acomodação em São Petersburgo aqui!


Vai para São Petersburgo? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em São Petersburgo
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.