fbpx
HomeDestinosA cidade contemporânea de São Petersburgo

A cidade contemporânea de São Petersburgo

A cidade contemporânea de São Petersburgo

Por Mari Campos

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Apesar da arquitetura tão imperial, São Petersburgo tem uma atmosfera absolutamente cosmopolita, com várias áreas da cidade agitadas noite e dia. Sua principal artéria é a Avenida Nevsky, que praticamente corta o centro de leste a oeste por nada menos que cinco estações de metrô (e por isso mesmo se torna rapidamente um excelente ponto de referência para o turista).

Além de muitos monumentos turísticos (como a própria Catedral de Kazan e outros prédios históricos), a Nevsky e suas transversais reúnem também boa parte do comércio (de lojinhas de suvenir a grandes marcas de luxo) e uma quantidade impressionante de cafés, confeitarias e restaurantes.

foto: shutterstock

Além da turistagem “oficial”, um belo programa noturno em São Petersburgo é apostar em uma apresentação teatral. O mais famoso teatro é o Mariinsky, fundado no século 18 e, premiadíssimo, era chamado de “balé imperial da Rússia” em outros tempos.

Para os fãs de vida noturna, não faltam agitados bares e clubes. Vale checar o Coop Garage (com destaque para o terraço que fica aberto nos meses do verão), Pif-Paf (que serve também ótimos hambúrgueres) e o underground Slam City (famoso especialmente pelas noites de sexta-feira).

Pif-Paf | foto: divulgação

A Rússia não é um grande destino para compras – os preços não são convidativos. Ainda assim, as lojinhas de lembrancinhas estão por toda a parte e não é difícil encontrar itens tradicionais como ímãs, chaveiros ou mesmo as inconfundíveis bonecas matrioskas. Para tentar garimpar algo mais peculiar, como roupas e acessórios da época da URSS, por exemplo, o imenso mercado de pulgas de Udelka aos finais de semana é um must e um dos mais famosos do país.

Fora do centro
Para chegar à atração mais distante – o palácio de verão Peterhof –, o transporte público cumpre facilmente os 30 quilômetros, seja em metrô ou bondinho, e já rende um belo passeio por si só. Peterhof foi o primeiro palácio imperial construído nos arredores da cidade. Hoje, seus jardins (destaque para o belo e imperdível Alexander Park) e salas lotam de turistas que o apelidaram carinhosamente de “Versalhes russo”. O programa fica melhor em um dia bonito, já que a parte externa é fundamental no passeio. O Grande Palácio foi por muito tempo a residência de verão dos czares russos e a riqueza de detalhes em seu interior é mesmo impressionante – sem falar nas cúpulas douradas que de longe já chamam a atenção.

foto: shutterstock


Veja mais:

  A imperial São Petersburgo
  Igrejas majestosas em São Petersburgo, Rússia
  Rublos em jogo: veja a média de gastos básicos em Moscou

Onde se hospedar em São Petersburgo:

  • Vertical Aparthotel
    Um achado para viajantes econômicos: tem quartos compactos com cozinha equipada.
  • Petro Palace Hotel
    Em estilo russo bem classicão, fica próximo ao Hermitage e tem quartos renovados.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels of the World, tem quartos superconfortáveis, ótimo spa e café da manhã incrível.

Confira outras sugestões de acomodação em São Petersburgo aqui!


Vai para São Petersburgo? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em São Petersburgo
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.