Apesar da arquitetura tão imperial, São Petersburgo tem uma atmosfera absolutamente cosmopolita, com várias áreas da cidade agitadas noite e dia. Sua principal artéria é a Avenida Nevsky, que praticamente corta o centro de leste a oeste por nada menos que cinco estações de metrô. E por isso mesmo se torna um excelente ponto de referência para o turista.
Além de muitos monumentos turísticos (como a própria Catedral de Kazan e outros prédios históricos), a Nevsky e suas transversais reúnem também boa parte do comércio (de lojinhas de suvenir a grandes marcas de luxo), assim como uma quantidade impressionante de cafés, confeitarias e restaurantes.
Além da turistagem “oficial”, um belo programa noturno em São Petersburgo é apostar em uma apresentação teatral. O mais famoso teatro é o Mariinsky, fundado no século 18 e, premiadíssimo, era chamado de “balé imperial da Rússia” em outros tempos.
Para os fãs de vida noturna, não faltam agitados bares e clubes. Vale checar o Coop Garage (com destaque para o terraço que fica aberto nos meses do verão); o Pif-Paf (que serve também ótimos hambúrgueres); e o underground Slam City (famoso especialmente pelas noites de sexta-feira).
A Rússia não é um grande destino para compras – afinal, os preços não são convidativos. Ainda assim, as lojinhas de lembrancinhas estão por toda a parte. Então, não é difícil encontrar itens tradicionais como ímãs, chaveiros ou mesmo as inconfundíveis bonecas matrioskas. Para tentar garimpar algo mais peculiar, como roupas e acessórios da época da URSS, por exemplo, o imenso mercado de pulgas de Udelka aos finais de semana é um must e um dos mais famosos do país.
Fora do centro
Para chegar à atração mais distante – o palácio de verão Peterhof –, o transporte público cumpre facilmente os 30 quilômetros. Seja em metrô ou bondinho, já rende um belo passeio por si só. Peterhof foi o primeiro palácio imperial construído nos arredores da cidade. Hoje, seus jardins (destaque para o belo e imperdível Alexander Park) e salas lotam de turistas que o apelidaram carinhosamente de “Versalhes russo”. O programa fica melhor em um dia bonito, já que a parte externa é fundamental no passeio. O Grande Palácio foi por muito tempo a residência de verão dos czares russos e a riqueza de detalhes em seu interior é mesmo impressionante. Sem falar nas cúpulas douradas, aliás, que de longe já chamam a atenção.
Veja mais:
[irp][irp][irp]
Onde se hospedar em São Petersburgo:
- Vertical Aparthotel
Um achado para viajantes econômicos: tem quartos compactos com cozinha equipada. - Petro Palace Hotel
Em estilo russo bem classicão, fica próximo ao Hermitage e tem quartos renovados. - Lotte
Membro da Leading Hotels of the World, tem quartos superconfortáveis, ótimo spa e café da manhã incrível.
Confira outras sugestões de acomodação em São Petersburgo aqui!
Vai para São Petersburgo? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!
Alugue um carro em São Petersburgo
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.