Berlim realiza semana histórica dedicada à liberdade e democracia

Evento em Berlim celebra 36 anos da queda do Muro com 130 atividades espalhadas pela cidade alemã

Berlim realiza semana histórica dedicada à liberdade e democracia
Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade de Berlim. | Foto: M.Nergiz/Shutterstock

Berlim abriu oficialmente a primeira Berlin Freedom Week no dia 8 de novembro. O evento acontece até 15 de novembro e reúne mais de 130 atividades em 80 locais diferentes. A iniciativa coincide com o aniversário de 36 anos da queda do Muro de Berlim.

Berlim realiza semana histórica dedicada à liberdade e democracia
Cidade comemora os 36 anos da queda do Muro de Berlim. | Foto: Shutterstock

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Kai Wegner e representantes do World Liberty Congress. Entre os palestrantes estavam Masih Alinejad, Leopoldo López e Garry Kasparov. O evento teve o objetivo de unir dissidentes e ativistas pela democracia de todo o mundo.

Atividades para todos os públicos

A programação inclui debates, exibições de filmes, encontros com testemunhas históricas e tours pela cidade. Os visitantes podem participar de oficinas, salões literários e eventos artísticos. Destaque para a Berlin Freedom Conference, no Gasometer.

O evento conta com parceria de instituições como Visit Berlin, Axel Springer Freedom Foundation e World Liberty Congress. A Robert Havemann Society e o Comissário de Berlim para Reavaliação da Ditadura da SED também apoiam a iniciativa.

Sino da Liberdade percorre a cidade

Berlim realiza semana histórica dedicada à liberdade e democracia
Roteiro do Sino da Libertade inclui parada no DDR Museum. | Foto: Mirko Kuzmanovic/Shutterstock

Um elemento especial da semana é o Berlin Freedom Week Mobile. O veículo circula por todos os distritos de Berlim transportando uma réplica do Sino da Liberdade. Ele para em locais históricos e memoriais importantes para a democracia.

Os organizadores convidam moradores e turistas a conhecer histórias de coragem. Cada parada oferece oportunidade para discutir liberdade e democracia no mundo atual. O roteiro inclui a Bernauer Strasse, East Side Gallery e DDR Museum.

Mensagem de resistência

Kai Wegner destacou que Berlim se torna um fórum internacional para liberdade e paz. O prefeito lembrou a revolução pacífica de 1989 e o fim da ditadura. Antje Schippmann enfatizou que a liberdade é fundamento para dignidade e prosperidade.

Masih Alinejad comparou os muros construídos por ditadores ao Muro de Berlim. A ativista afirmou que o World Liberty Congress trabalha para derrubar essas barreiras. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Chip de internet na Alemanha

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro na Alemanha

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Roteiro de 4 dias em Berlim: o que fazer

O que fazer de graça em Berlim

Maratonas mundiais atraem milhões de turistas esportistas

Neuschwanstein: o castelo de conto de fadas da Baviera