Parque Estadual do Morro Grande abre em 2026

Nova unidade de conservação em Cotia e Ibiúna, o Parque Estadual do Morro Grande, protegerá 10.870 hectares de Mata Atlântica e nascentes do Rio Cotia

O governo paulista oficializou a transformação da Reserva Florestal Morro Grande em Parque Estadual do Morro Grande. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.

A área de 10.870 hectares equivale a cerca de 10 mil campos de futebol ou um terço da cidade de Cotia.

Proteção integral da biodiversidade

Parque Estadual do Morro Grande abre em 2026
Foto: reprodução/Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP

O novo parque se torna unidade de conservação de proteção integral. A medida foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas durante o Summit Agenda SP+Verde. A gestão fica sob responsabilidade da Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

A área abriga aproximadamente 290 espécies de árvores, 198 espécies de aves e diversas espécies de mamíferos. A proteção integral permite apenas pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico controlado.

Segurança hídrica para a região

Parque Estadual do Morro Grande abre em 2026
Foto: reprodução/Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP

O parque protege nascentes do Rio Cotia e corpos d’água que alimentam os reservatórios Pedro Beicht e Cachoeira da Graça. O sistema Alto Cotia abastece mais de 400 mil pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.

Mobilização histórica

A criação do parque resulta de décadas de mobilização popular. Desde os anos 1970, a comunidade local lutou contra a construção de um aeroporto na área. Essa resistência levou à criação da Reserva Florestal do Morro Grande em 1979.

Atividades previstas

Foto: reprodução/Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP
Foto: reprodução/Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP

A visitação será educativa, monitorada e de baixo impacto ambiental. O parque oferecerá trilhas ecológicas guiadas, programas de educação ambiental para escolas e comunidade, além de suporte para pesquisas científicas sobre biodiversidade.

A transformação em parque estadual integra o programa SP+Verde, que amplia áreas protegidas antes da COP 30 em Belém.

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Como é a visita ao Templo Zu Lai, em Cotia (SP)

Descubra os parques temáticos mais emocionantes do Brasil

Diversão garantida pertinho de São Paulo

Atrações da feirinha de Embu das Artes