Capital americana registra crescimento no número de turistas brasileiros e reforça ações de promoção do destino no País

Nem as incertezas do cenário global, nem as animosidades políticas envolvendo os governos do Brasil e dos Estados Unidos, ou sequer a volatilidade do dólar, conseguiram intimidar o turista brasileiro a visitar a capital dos Estados Unidos, Washington, DC – ou simplesmente DC (sigla de District of Columbia). Após um hiato de seis anos sem promover suas atrações no mercado verde-amarelo, a cidade voltou a investir no País no pós-pandemia e só tem colhido resultados positivos desde então.
Em 2024, dos 2,2 milhões de visitantes internacionais, 52 mil foram brasileiros – o que representou um aumento de 10% em relação ao ano anterior e fez o Brasil ascender ao 12º lugar na lista dos mercados internacionais de maior relevância para o destino. E a expectativa é de encerrar 2025 com um novo incremento nesse número, de aproximadamente 5%.
De acordo com Elliott Ferguson, presidente e CEO da Destination DC – entidade responsável por promover o turismo na capital federal americana –, enquanto outros mercados emissores apontam para uma retração na quantidade de turistas em 2025 e 2026, o Brasil tem se mostrado resiliente e mantido as projeções em alta. “É um público que continua viajando, fazendo compras e buscando novas experiências nos Estados Unidos”, afirmou o executivo nesta semana, durante evento realizado no Hotel Emiliano, em São Paulo.

Onda de eventos
Para 2026, a expectativa é de que os números também se revelem positivos, impulsionados pela realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de futebol – devido à proximidade com cidades-sede dos jogos – e as comemorações do aniversário de 250 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos, que se estenderão ao longo do ano com diversas programações culturais e inaugurações. Isso sem mencionar os eventos já tradicionais do calendário, como o Festival Nacional da Flor de Cerejeira (entre março e abril), o Passport DC, o Festival de Jazz, entre outros.
“O próximo ano trará uma onda empolgante de novas experiências em Washington, DC”, disse Ferguson. “De ícones renovados, como o National Archives Museum, e os 50 anos do National Air and Space Museum, a novos espaços imersivos no Lincoln Memorial, a cidade se prepara para receber visitantes com eventos em cada esquina. Para os viajantes brasileiros em busca de algo novo e inesquecível, 2026 é o momento perfeito para descobrir DC.”
Variedade de atrações
Na coletiva de imprensa mediada por Ana Maria Donato, CEO da Imaginadora – escritório responsável pela representação oficial do destino no Brasil –, Ferguson também destacou a variedade de atrações como um dos motivos para o recorde de 27,2 milhões de turistas registrado em 2024 (5% a mais que em 2023), sendo 25 milhões provenientes do próprio país.

Embora a capital americana seja mundialmente conhecida por abrigar os símbolos máximos do governo federal, como a Casa Branca e o Capitólio, DC conta com excelentes restaurantes, mais de 100 atividades culturais gratuitas, ótimas opções de lazer para famílias com crianças, uma intensa vida noturna e oferece bons motivos para ser visitada em qualquer época do ano.
“Muita gente só pensa nos monumentos e museus, mas a cidade tem bairros vibrantes, arquitetura, gastronomia, esportes, vida noturna, teatro e atividades ao ar livre. São muitas experiências distintas”, observou o CEO, ressaltando a atmosfera vibrante, acolhedora e cosmopolita de DC, que exalta a diversidade e se reflete em uma culinária multifacetada, com vários restaurantes estrelados.
Conectividade
Outro destaque é a conectividade. Há três aeroportos na região. O principal deles é o Washington Dulles, que recebe voos diários e sem escalas vindos de São Paulo. Além disso, a nova linha Silver do Metrorail tornou mais econômico conectar-se ao centro da cidade, e trens de alta velocidade permitem fácil acesso a outras grandes metrópoles, como Nova York e Filadélfia. Características que fazem de DC um destino completo, e que, nas palavras de Ferguson, “ama os brasileiros”.