Europa: Sistema EES entra em funcionamento em outubro

Novo controle biométrico na Europa substituirá carimbos tradicionais e monitorará entrada de visitantes não europeus no Espaço Schengen

A União Europeia finalmente definiu uma data oficial para o novo sistema de controle de turistas. Assim sendo, o Sistema de Entrada/Saída (EES) entrará em operação no dia 12 de outubro de 2025, após múltiplos adiamentos desde sua concepção inicial.

Como funcionará o sistema biométrico EES

Europa: Sistema EES entra em funcionamento em outubro
EES eliminará os carimbos manuais nos passaportes. | Foto: Shutterstock

O EES representa uma revolução no controle fronteiriço europeu. Consequentemente, o novo sistema usará dados biométricos, como impressões digitais e escaneamentos faciais, para rastrear a entrada e a saída de viajantes do Espaço Schengen. Além disso, será um sistema oficial de entrada/saída devidamente automatizado, que registrará a chegada de turistas estrangeiros.

Diferentemente dos métodos tradicionais, portanto, o sistema eliminará os carimbos manuais nos passaportes. Em contrapartida, todas as informações ficarão registradas digitalmente. Dessa forma, as autoridades terão maior controle sobre permanências e movimentações turísticas.

Quem será afetado pelo novo sistema

O EES será aplicado somente a cidadãos e residentes de fora da UE que visitem o bloco para estadias curtas. Principalmente, isso inclui turistas brasileiros que planejam viagens à Europa. Entretanto, também inclui países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e muitos outros que não necessitam de visto.

Igualmente importante, permitirá que cidadãos isentos de visto entrem em um território dentro da UE para estadias consideradas de curta duração (até 90 dias). Por conseguinte, viajantes precisarão fornecer dados pessoais e biométricos na chegada.

Implementação gradual

.Europa: Sistema EES entra em funcionamento em outubro
Sistema EES usará dados biométricos, como impressões digitais e escaneamentos faciais. | Foto: Shutterstock

A implementação não acontecerá de uma só vez. Em contrapartida, o sistema vai avançar de maneira progressiva, ao longo de um período de seis meses. Por isso, diferentes pontos de entrada europeus adotarão o sistema em momentos distintos.

Inicialmente, aeroportos principais receberão o sistema primeiro. Posteriormente, portos e fronteiras terrestres também implementarão a tecnologia. Dessa maneira, a transição ocorrerá de forma organizada e controlada.

Impactos para o turismo

Primeiramente, o carimbo manual em passaportes continuará até a implementação do novo sistema. Contudo, após outubro de 2025, todos os visitantes passarão pelo processo biométrico.

Consequentemente, o tempo de processamento nas fronteiras poderá aumentar inicialmente. Entretanto, especialistas preveem maior agilidade após adaptação completa. Além disso, maior segurança beneficiará tanto turistas quanto países europeus.

Conexão com sistema ETIAS

ETIAS terá nova taxa e entra em vigor em 2026
ETIAS só será implementado quando o EES estiver consolidado. | Foto: Shutterstock

O EES preparará terreno para outro sistema importante. Ou seja, o ETIAS só será implementado quando o EES estiver consolidado. Posteriormente, a nova previsão é que o ETIAS entre no último trimestre de 2026, cobrando taxa de 20 euros para autorização de viagem.

Chip de internet na Europa

Não fique sem comunicação em sua viagem à Europa! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro na Europa

Quer aproveitar a sua viagem à Europa de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

ETIAS terá nova taxa e entra em vigor em 2026

Estados Unidos endurecem regras para emissão de vistos

Etias: tudo sobre a nova autorização de viagens para Europa

Europa libera novas tecnologias contra a regra dos 100ml