Viagem ao passado: trem histórico volta aos trilhos paulistas

Após décadas de silêncio, o histórico trajeto ferroviário que testemunhou o Império e a Revolução de 1932 renasce como uma vibrante opção de turismo de trem na Serra da Mantiqueira

Uma verdadeira cápsula do tempo sobre trilhos está prestes a reavivar a memória e o turismo no interior de São Paulo. A histórica Estrada de Ferro Minas e Rio, inaugurada em 1884 com a ilustre presença do imperador d. Pedro II, voltará a receber passageiros em um trecho que liga as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG).

Consequentemente, a iniciativa promete não apenas resgatar um patrimônio, mas também impulsionar a economia local com uma nova e fascinante atração turística. O trem turístico Expresso Mantiqueira fará nos dias 5 e 6 de julho cerca de dez viagens entre a cidade de Cruzeiro e a Estação Rufino de Almeida, no Vale do araíba, em São Paulo.

Revivendo a história do Brasil

Expresso Mantiqueira: trem histórico volta aos trilhos
Estação de Passa Quatro em Minas Gerais | Foto: Iuliia Timofeeva – Shutterstock

O trajeto é, antes de mais nada, um mergulho profundo na história brasileira. Primeiramente, os visitantes embarcarão em uma jornada que remonta à inauguração da linha em 1884, um marco do desenvolvimento regional no final do Império.

Além disso, a ferrovia foi um palco crucial durante a Revolução de 1932, quando os paulistas a utilizaram para o transporte de soldados e armamentos. Portanto, os combates sangrentos que ocorreram ao longo da via, especialmente na região do Túnel da Mantiqueira, adicionam uma camada de relevância histórica ao passeio. Assim, cada quilômetro percorrido revela narrativas de um Brasil de outros tempos.

A locomotiva e a reconstrução

Expresso Mantiqueira: trem histórico volta aos trilhos
Túnel da Mantiqueira | Foto: Shutterstock

No coração desta experiência está uma locomotiva diesel-elétrica Alco 3507, fabricada em 1958. Curiosamente, a máquina, que chegou a ser sucateada, foi adquirida em 1999 para manobras portuárias. Agora, ela foi completamente restaurada para puxar os vagões de passageiros.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) lidera o ambicioso projeto de recuperação. A entidade, aliás, tem realizado um trabalho minucioso e desafiador. Por exemplo, foi preciso remover vegetação densa, retirar invasores que haviam construído moradias sobre os trilhos e reconstruir trechos inteiros da linha férrea.

Um passeio pelas paisagens da Mantiqueira

O projeto, batizado de “Expresso da Mantiqueira”, será retomado em etapas. Inicialmente, um trecho de 6,3 quilômetros dentro de Cruzeiro foi reinaugurado, servindo como o ponto de partida. Em seguida, a viagem será estendida até a estação de Rufino de Almeida, um percurso que funcionará como um termômetro para medir o interesse do público.

O objetivo final, no entanto, é restabelecer todo o percurso original, tornando-se o maior passeio de trem do país. Dessa forma, os turistas poderão desfrutar não apenas da riqueza histórica, mas também das deslumbrantes paisagens da Serra da Mantiqueira.

O futuro nos trilhos

A ABPF, com o apoio da prefeitura de Cruzeiro e doações de materiais, como os recebidos da CPTM, continua trabalhando incansavelmente. A próxima fase do projeto, por exemplo, prevê a construção de mais 17 quilômetros de trilhos para completar o trajeto.

Por fim, a reabertura completa do trajeto representará uma vitória para o patrimônio histórico e uma grande oportunidade para o desenvolvimento do turismo sustentável na região, atraindo visitantes de todo o país.

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