Confira os destaques do IMM Brazil 2025

Evento realizado em São Paulo reuniu cerca de 35 expositores de destinos nacionais e internacionais

Maldivas
IMM Brazil 2025 contou com representantes de hotéis de luxo em destinos paradisíacos dos cinco continentes. (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, representantes do turismo da Geórgia estiveram no Brasil para divulgar as atrações do destino. A novidade fez parte da agenda do IMM (International Media Marketplace) Brazil 2025, evento promovido pela Travmedia em São Paulo com o objetivo de aproximar jornalistas e influenciadores dos 35 expositores de diversos destinos nacionais e internacionais, como Suíça, Flórida, Catalunha, Curaçao, Equador, Chile, Barbados e Rio de Janeiro.

A agenda também contou com representantes de vários segmentos de serviços turísticos, como a armadora NCL, os trens da Via Rail Canada, a companhia de esqui Alterra Mountain e diversos hotéis de luxo que marcam presença em países da Europa, América, África, Ásia e Oceania.

Confira a seguir os principais destaques e novidades divulgados durante a rodada de negócios em São Paulo.

Orlando

Consagrada como a Capital Mundial dos Parques Temáticos e o destino mais visitado nos Estados Unidos, a cidade de Orlando terá mais de 25 novas experiências em 2025, incluindo a inauguração de um novo parque temático: o Universal Epic Universe, que será aberto no dia 22 de maio com mais de 50 atrações distribuídas em cinco mundos imersivos. “Pela primeira vez em 25 anos, Orlando está prestes a receber um parque temático totalmente novo — um marco que reforça nossa posição como um dos principais destinos deste ano para viajantes de todo o mundo”, diz Casandra Matej, presidente e CEO da Visit Orlando.

Orlando
Epic Universe tem inauguração prevista para o dia 22 de maio. (Foto: Divulgação)

Com tantas novidades, os visitantes poderão escolher entre explorar mundos lúdicos e épicos, sobrevoar a tundra do Ártico ou se aventurar em um speakeasy literário exclusivo para adultos. Tudo isso com direito a jantares temáticos, vida noturna vibrante, grandes eventos esportivos e de entretenimento, além de novas acomodações de luxo.

Leo Salazar, gerente de Relações Públicas do Visit Orlando, também destaca a cena gastronômica da cidade, que contempla as cozinhas de mais de 40 países e é a mais mencionada pelo Guia Michelin nos Estados Unidos.

Já o escritório do Visit Florida pretende mostrar que as atrações do Estado vão muito além de Orlando e Miami, destacando destinos da Flórida Central como excelentes opções para os brasileiros que viajam frequentemente à região e desejam estender a viagem por mais alguns dias a fim de descobrir os encantos de outras localidades próximas.

St. Pete-Clearwater

Esta península ensolarada na costa oeste da Flórida, situada entre a Costa do Golfo e a Baía de Tampa, tem se destacado como um dos melhores destinos de praia dos Estados Unidos, com diversos resorts para famílias, várias opções de esportes náuticos (incluindo caiaques de fundo transparente), vida noturna vibrante e muitas atrações culturais, incluindo o Museu Dalí, que abriga o maior acervo do pintor surrealista fora da Espanha e acaba de lançar um livro de receitas que exaltam a arte da cozinha catalã.

st pete
Região da costa oeste da Flórida é famosa por suas praias de areia branca. (Foto: Divulgação)

A gastronomia, aliás, é outro ponto forte da região, que mistura os sabores do mar com influências gregas, escocesas e até asiáticas para dar origem a especialidades únicas. Segundo Eddie Delgado, gerente de comunicação do destino, o renomado Guia Michelin deverá expandir seu reconhecimento aos restaurantes deste trecho da Flórida em sua próxima edição.

Nesse quesito, uma das novidades é a inauguração do Juno & The Peacock, que serve pratos compostos por ingredientes locais em uma atmosfera elegante, que homenageia a Mission Nouveau e os envolventes anos 1960.

Já o Sparrow, no topo do hotel Moxy, oferece uma seleção rotativa de pratos criativos, preparados com ingredientes sazonais e acompanhados de premiados coquetéis, na primeira experiência em rooftop da cidade. E a expectativa é grande para a inauguração, nos próximos meses, do Elliott Aster, o novo conceito do Vinoy Resort and Golf Club (que comemora seu centenário em 2025), comandado pelo estrelado chef Lee Wolen.

Suíça

Em 2024, o Switzerland Tourism registrou um recorde no número de pernoites de brasileiros no país. O aumento foi de 21,2% em relação ao ano anterior, que já havia registrado um crescimento expressivo.

De acordo com a gerente de marketing do Turismo da Suíça no Brasil, Natália Leal, este foi um dos maiores crescimentos em percentual entre os mercados internacionais, fazendo com que o Brasil se encaixe hoje nas prioridades globais do escritório. “Os brasileiros se encantam cada vez com os nossos vilarejos e nossas montanhas para a prática de esportes. Além disso, a Suíça tem a infraestrutura necessária para receber os exigentes visitantes vindos do Brasil”, acrescenta Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.

suíça
Há muitas experiência por regiões vinícolas que podem ser feitas durante o outono. (Foto: Divulgação)

Para este ano, a estratégia é enfatizar o outono no país, quando as paisagens ganham tons alaranjados e a maioria das regiões expande suas atrações. “Como é época de colheita da uva, há muitas experiências por regiões vinícolas que podem ser feitas nesta estação”, exemplifica Natália, que destaca os vinhos Merlot do cantão do Ticino, no sul do país, e o exclusivo Chasselas dos cantões de Vaud, Valais, Genebra e da região de Trois-Lacs – considerado o acompanhamento ideal para as típicas fondues e raclettes suíças. 

Catalunha

Embora Barcelona, na Espanha, seja um dos destinos mais visitados da Europa, a Catalunha propõe que o turista vá além da cidade para conhecer outras localidades encantadoras da região, como as montanhas nevadas dos Pireneus e as praias da Costa Brava.

A gastronomia é outro ponto forte. Eleita Região Mundial da Gastronomia, a Catalunha reúne vários restaurantes sofisticados, que normalmente marcam presença no topo das listas de melhores do mundo e formam uma impressionante constelação de 54 estabelecimentos com estrelas Michelin. Além disso, a região é produtora de excelentes queijos artesanais, azeites e vinhos.

catalunha
Região da Catalunha abriga as belíssimas praias da Costa Brava. (Foto: Shutterstock)

Por isso, a ideia é justamente mostrar toda a diversidade do destino. “Nosso território é extremamente variado, com vinícolas, vilarejos históricos, estações de esqui, parques temáticos e as lindas praias da Costa Brava”, exemplifica a executiva de Marketing para a América do Sul da Agência Catalã de Turismo, Rosane Pimentel.

Para tanto, a entidade aposta em novos produtos como o Grand Tour da Catalunha, um roteiro para ser feito de carro, com duração sugerida de 13 dias, que parte de Barcelona e percorre outras quatro regiões da Catalunha: Costa Brava, Pirineus, Costa Dourada e o interior vinícola.

Singita

No continente africano, a grande novidade da rede Singita será a inauguração de um lodge em Botsuana, prevista para o segundo semestre de 2026, na região do Delta do Okavango, considerado um dos grandes cartões-postais do continente e um importante refúgio de vida selvagem.

singita
Rede de propriedades de luxo oferece safáris em diversas reservas de vida selvagem da África. (Foto: Divulgação)

Atualmente, o grupo mantém 19 propriedades em quatro países (Tanzânia, África do Sul, Zimbábue e Ruanda). Com luxo discreto e despretensioso, elas propõem um turismo de experiências transformadoras, que favoreçam a conservação de áreas naturais para as futuras gerações. “Cerca de 15% de todos os rinocerontes estão na reserva do Zimbábue, por exemplo”, afirma a gerente de Relações Públicas Pamela Alvarez.

O grupo também mantém projetos sociais nas reservas onde está inserido, promove escolas de culinárias, ajuda a preservar leopardos na África do Sul e todas as suas propriedades primam por uma infraestrutura sustentável. Entre as experiências destacam-se passeios de balão pela Tanzânia, slow safaris em grandes reservas preservadas para acompanhar de perto a rotina dos animais em seu habitat, acampamentos para observação de estrelas, roteiros off-road e várias outras vivências voltadas a aguçar os sentidos do hóspede.

Norwegian Cruise Line

A grande novidade da armadora é a inauguração do Norwegian Aqua, o primeiro da classe Prima Plus, que aprimora as características dos navios Prima e Viva, oferecendo mais espaço para os hóspedes e um novo design em alguns restaurantes e áreas comuns, como a piscina principal e o The Haven.

Além de elevar a experiência a bordo, o novo gigante dos mares, com capacidade para 3,5 mil passageiros, abriga a primeira montanha-russa e toboágua híbridos do mundo. Outro destaque é o complexo esportivo digital, cujo piso de LED interativo se adapta a diferentes jogos durante o dia e se transforma em um clube à noite.

ncl
O novo Norwegian Aqua oferece mais espaço e atrações diferenciadas aos hóspedes. (Foto: Divulgação)

O leque de atrações ainda inclui um espetáculo em homenagem ao cantor Prince, entre outros tributos a grandes ícones da música; 17 restaurantes, incluindo o primeiro da NCL especializado em comida tailandesa; e 18 bares e lounges.

Até março de 2027, o navio operará itinerários que partem dos Estados Unidos (Miami, Porto Canaveral e Nova York) com destino a Bahamas, Caribe e Bermudas.

Equador

O país comemora o número crescente de visitantes brasileiros. Só neste primeiro trimestre de 2025, o Equador recebeu 4,6 mil turistas brasileiros, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para manter esse incremento em ascensão, o governo equatoriano aposta em autenticidade, experiências exclusivas, sustentabilidade e na fácil conectividade entre as regiões. Segundo Santiago Granda, subsecretário de Promoção do Ministério do Turismo do Equador, um dos pilares da campanha é mostrar a diversificação dos atrativos turísticos. “O Equador é mais que Galápagos. Há muitas experiências interessantes nos Andes e na Costa do Pacífico, por exemplo”, afirmou.

andes
Região dos Andes oferece várias experiências autênticas e exclusivas ao viajante. (Foto: Divulgação)

Já a capital equatoriana destaca-se pela boa oferta de hotéis-butique e experiências imersivas. O coordenador de Marketing do Quito Tourism Board, Ruben Lara, destaca a possibilidade de visitar cúpulas de igrejas; participar de degustações de chocolate, café ou cerveja artesanal; ter aulas de culinária típica com chefs renomados e até sentir-se parte integrante de obras de arte.

Outro foco do país é o mercado de luxo, que inclui desde cruzeiros em Galápagos e hotéis históricos recentemente restaurados até estadias em lodges na Amazônia, haciendas nos Andes e na Costa do Pacífico. Restaurantes de alta gastronomia, terapias relaxantes em spas e trilhas pelas montanhas com visita a comunidades indígenas completam a lista de experiências exclusivas no país.

Curaçao

Outro destino que tem registrado um crescimento exponencial de turistas é a ilha caribenha de Curaçao, com suas praias deslumbrantes, ricas em vida marinha, baladas animadas e a charmosa arquitetura colonial em tons pastel de sua capital, Willemstad.

curaçao
Praias de Curaçao encantam o turista e oferecem várias opções de esportes náuticos. (Foto: Divulgação)

De acordo com o assessor de imprensa do Curaçao Tourism Board, Marcos Oliveira, a ilha viu o número de visitantes brasileiros saltar de 22 mil em 2023 para 41 mil no ano passado, e a expectativa é de que esse número ultrapasse a marca de 50 mil em 2025.

Além das campanhas de marketing e da inauguração de hotéis de grandes redes internacionais, Marcos atribui esse boom do turismo à ampliação da malha aérea, que inclui novos voos da Azul saindo de Belo Horizonte (MG) e de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), com destino à ilha.

Grande Reserva de Mata Atlântica

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

grande reserva
Iniciativa promove ações de desenvolvimento com foco no turismo de natureza. (Foto: Calango Expedições/Divulgação)

Esta área é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico, e a iniciativa visa promover este rico território como um destino de turismo de natureza, reconhecido nacional e internacionalmente. “A Grande Reserva trabalha para estimular a ideia de que o turismo pode ser uma atividade econômica muito positiva quando realizada de forma responsável e sustentável, podendo viabilizar uma economia restaurativa e melhorar a qualidade de vida de dezenas de comunidades tradicionais e históricas. A iniciativa oferece uma oportunidade única para a conservação de uma das áreas mais importantes em biodiversidade do mundo. A Mata Atlântica é um patrimônio do Brasil e precisa ser valorizada, reconhecida e preservada por todas as pessoas”, destaca Ricardo Borges, coordenador de comunicação e parcerias estratégicas da iniciativa.

LEIA TAMBÉM:

IMM celebra resultados em retorno ao Brasil