De passeios no coração mineiro a viagens que cruzam estados, conheça alguns dos roteiros de viagens de trem mais interessantes do Brasil
Viajar de trem por montanhas ou até mesmo na beira do mar, pode parecer uma cena tirada de algum filme que se passa na Europa. Entretanto, o que muitos não sabem é que no Brasil existem diversos passeios e viagens de trem com paisagens tão bonitas quanto as do continente europeu.
Para quem busca por um roteiro para variar das viagens de carro e de avião, o trem se torna uma ótima opção. Além de sair do óbvio, é possível redescobrir as belezas naturais e culturais do Brasil em diferentes estados.
Roteiros de trem no Brasil
Tiradentes a São João del Rei (MG)
Uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais é a bela Tiradentes, cheia de história, arquitetura e gastronomia mineira. Além disso, o município é o ponto de partida de uma estrada de ferro que liga Tiradentes a outra joia no coração mineiro, São João del Rei.
O passeio de 12 km entre as duas cidades é feito em 45 minutos. O trem sai de Tiradentes, passando por fazendas e pela Serra de São José, e tem como destino o Museu Ferroviário de São João del Rei. A estrada de ferro foi inaugurada em 1881 pelo próprio imperador Dom Pedro II. E, para quem gosta de cidades coloniais ricas em história do Brasil, São João del Rei é uma parada obrigatória.
Curitiba a Morretes (PR)
Um dos passeios de trem mais famosos do Brasil está na região Sul do país. O percurso de 110 km liga a capital do Paraná à cidade de Morretes. O passeio que dura cerca de 4 horas, através da Serra do Mar.
Essa estrada de ferro funciona desde o dia de sua inauguração, em 1885. A estrada de ferro mais antiga do estado servia para realizar o transporte de erva-mate e de madeira. Além disso, a cidade de Morretes é famosa pela arquitetura colonial e pelo prato típico da região, o barreado.
Parauapebas (PA) a São Luís (MA)
O maior percurso de trem do Brasil fica no Nordeste. O passeio, que liga a cidade de Parauapebas (PA) a São Luís (MA), possui 892 km, tendo o total de 16 horas de viagem. A rota passa na famosa Estrada de Ferro Carajás, inaugurada em 1985.
Por ser um percurso muito longo, os trens são mais modernos e possuem comodidades, como lanchonete, ar-condicionado, catálogo de filmes e serviço de bordo. Administrada pela Vale, a Estrada de Ferro Carajás passa pela maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo.
Esse percurso passa por diversas cidades, sendo possível comprar passagens com destino a qualquer uma das paradas. Vale lembrar que, pelo fato de serem cidades muito distantes umas das outras, é possível fazer um aluguel de carros.
Chip de internet
Não fique sem comunicação em sua viageml! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.
Seguro Viagem
Viaje sem preocupações com seguro viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.
APP da Viajar
Para aproveitar mais dicas de hospedagem e viagens, assine nosso aplicativo exclusivo com todas as edições da Revista Viajar pelo Mundo. Clique aqui e garanta a melhor seleção de conteúdo de viagem por apenas R$ 12,90.
LEIA TAMBÉM:
Maior balanço do Brasil é inaugurado em Socorro, interior de SP
Como é a região de Ilhéus, local onde foi gravado o remake da novela ‘Renascer’
10 destinos para aproveitar o verão pertinho de São Paulo
Lençóis Maranhenses: como organizar os melhores passeios
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP
Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito!