Tão evoluído e tecnológico quanto os videogames atuais, a área do Super Nintendo World, parque do Mario Bros, na Universal Studios em Los Angeles surpreende por tamanha tecnologia.
O parque da Universal em Los Angeles é “dividido” em duas partes. Isso porque, ele está localizado em um terreno com forte declive. Mas isso não é problema, principalmente pela linda vista panorâmica que ele proporciona aos visitantes que se deslocam de uma área para outra. Visitei o parque em julho de 2023 e conto todos os detalhes, além, é claro, das principais atrações. Vem comigo!
Super Nintendo World
Situado na parte inferior, o fluxo de pessoas te leva direto a Super Nintendo World, que possui entrada pelo lado direito, na mesma calçada onde está localizada a atração da Múmia e saída pelo lado esquerdo, próxima a área de Jurassic World.
Como funciona o Universal Express e a fila virtual
Caso não tenha o Universal Express, é necessário entrar em uma fila virtual, que pode ser acessada pelo próprio APP da Universal, logo na sua chegada ao parque.
Não existe motivo para euforia e nem desespero em relação a fila virtual, pois ela existe apenas para controlar o fluxo de pessoas com acesso a atração, logo, se acalme, você com certeza conhecerá Super Nintendo World.
Como o espaço é relativamente pequeno, esse controle é fundamental para garantir o conforto de todos ali. Já para quem tem o Universal Express, a entrada é livre, você não precisa da fila virtual. Para se ter uma ideia, por volta das 15hrs já não tinha mais necessidade da reserva, a entrada estava liberada.
O acesso ao Super Nintendo World
O acesso a área é feito através dos famosos tubos onde Mario entra para mudar de tela em seus jogos. A sensação, ao atravessar o tubo verde, é que fomos transportados para o Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom).
Cada detalhe dessa área foi cuidadosamente decorado e pensado para dar a fiel sensação de que estamos dentro do jogo. Não importa para onde você olhe, todos os cenários do parque causam a ilusão de que você está realmente no mundo de Mario Bros e seus amigos.
Desde os famosos blocos com interrogação que geram moedas interativas e que estão espalhados por todas as paredes, até os Goombas, Koopas e Pokeys animados, também presentes nos jogos.
Sendo bem realista, o que a Universal fez por aqui foi algo que elevou o conceito de interação com os visitantes do parque a um nível muito elevado. Não vi, até hoje, nada parecido com Super Nintendo World em Hollywood Studios.
As atrações
A área do Super Nintendo não é muito grande. Entretanto, a quantidade de detalhes, interação e atrações chamam bastante atenção.
O Peach’s Castle é o grande portal de entrada para a área. Já o Bowser’s Castle, outro ponto conhecidíssimo dos aficionados por Mario, fica na extremidade oposta e abriga a principal e atualmente mais concorrida atração do parque, Mario Kart: Bowser’s Challenge.
Mas se você acha que logo ao entrar vai direto a Mario Kart, esqueça. Eu te garanto, será impossível. No meio do caminho, você encontrará dezenas de “obstáculos” que o farão parar por alguns minutos para conhecer essa área incrível. Mas calma, conto mais detalhes sobre essa atração já já.
A loja de presentes 1UP Factory, a áreas de fotos com a famosa Princess Peach e com ele, Mario Bros e seu parceiro Luigi, além do Toadstool Café e dezenas de pontos de interação e jogos, farão você se perder por alguns minutos ou horas.
Power-Up Band: a pulseira interativa
Ao chegar, você verá inúmeras crianças e adultos se aproximando de paredes e blocos decorativos com uma pulseira, que parece um relógio no pulso.
Essas são as atrações interativas, que tem como objetivo coletar moedas virtuais e participar de uma competição com os outros visitantes do parque. Para ter acesso à pulseira, é necessário desembolsar 40 dólares.
Mas para que serve a pulseira?
Você pode comprar a Power-Up Band nas lojas da Universal, ou nos quiosques espalhados pelo parque. Ela é interativa, portanto, eleva na atração a outro patamar.
Com seis desenhos diferentes, a pulseira faz um enorme sucesso, principalmente entre a criançada. Ela se parece com um relógio de pulso, e permite que você interaja com praticamente tudo que tem pela frente dentro do Super Nintendo World.
Vale ressaltar que essa ideia aqui dentro da Universal não é inédita. Existe algo bem similar no The Wizarding World of Harry Potter, mas ao invés do relógio, são as varinhas que “fazem a mágica”. Ao comprar varinhas especiais, os visitantes podem usá-la para lançar feitiços em algumas áreas já definidas e que podem ser encontradas através de um mapa, que vem junto com a varinha.
Um ponto interessante nessa história toda é que vale uma atenção especial da Universal é que ao contrário das varinhas de Harry Potter, que é um objeto colecionável e que tem uma ligação emocional com os fãs, no caso de Mario, a pulseira não tem nenhuma ligação com o jogo e tirando a sua função dentro do parque, não vejo ela ser usada pelos visitantes como um objeto decorativo.
De qualquer forma, a pulseira, dentro do parque, permite que você faça muitas ações e interaja em muitos pontos da área de Mario Bros.
São dezenas de blocos que permitirão, ao aproximar a pulseira, acumular muitas moedas virtuais contribuindo para a sua pontuação diária.
Uma coisa legal é que pelo aplicativo da Universal é possível acompanhar a quantidade de moedas acumuladas e nos placares ao redor do parque, verificar a sua pontuação frente aos outros visitantes.
Os 4 desafios
Além dos pontos de interação, a área abriga 4 desafios aos visitantes:
Piranha Plant Nap Mishap: é um dos desafios mais divertidos e um dos mais cheios também, pois é preciso jogar em equipe. O objetivo desse desafio é desligar todos os despertadores que estão tocando, batendo no topo de cada um, antes que a Piranha Plant acorde.
O Koopa Troopa Power Punch tem como objetivo atingir o bloco azul que fica no topo da parede.
Já o Goomba Crazy Crank o visitante precisa girar uma manivela para derrubar o Goomba e por fim, mas não menos divertido, o Thwomp Power Panel Panic que tem como desafio ao visitante, fazer com que ele, ao tocar os blocos na parede, faça-os mudar de cor.
E se você acha que acabou, senta que lá vem mais!
Ao coletar todas as chaves, uma de cada desafio, o visitante precisa se preparar para uma batalha final.
Aqui, 10 jogadores se posicionam em frente a um muro e a luz projeta a sombra de cada um deles na parede.
Durante essa etapa, que é cronometrada, o visitante precisa mexer os braços para cima e para os lados para acertar o Bob-ombs que caem, dar ‘soquinhos’ nos Blocos de Perguntas para ganhar um power-up (cogumelos do crescimento) e até abaixar para desviar de Bullet Bills e chamas. Cada acerto faz o competidor ganhar pontos e finalmente derrotar Bowser Jr.
Mario Kart: Bowser’s Challenge
Acostumado com grandes lançamentos em parques, confesso que conhecer Mario Kart: Bowser’s Challenge me surpreendeu e definitivamente valeu muito a pena. Para quem curte essa revolução dos games e principalmente o nível que os parques estão levando ao entretenimento é de arrepiar ver algo como isso.
O caminho até o início da atração impressiona em termos de cuidados com os detalhes da decoração, e da experiência imersiva proposta em toda a área. Durante a espera, são vários os ambientes temáticos de Mario que não são vistos na área geral do parque, o que comprova o cuidado, e o complemento que as áreas possuem entre si.
Aqui temos uma breve passagem pelo mundo dos contos de fadas da Ilha de Yoshi, o que não vemos do lado de fora. E seguimos andando pelas salas do Castelo de Bowser. Uma coisa muito importante, Mario Kart: Bowser’s Challenge não possui Universal Express, por isso, temos que pegar a fila comum. Nesse dia que fui, levei em média 150 minutos de espera.
Minha experiência
A atração, na minha opinião, eleva o conceito de interatividade com os visitantes em parques temáticos ao redor do mundo.
Confesso que me surpreendeu tanto quanto ou mais do que a primeira vez que coloquei um óculos 3D dentro de um brinquedo. Mario usa uma tecnologia de Realidade Aumentada (AR), que faz com que a atração vire um videogame literalmente.
A ride é feita em um carrinho, que lembra um kart, com 4 pessoas. Todos os participantes usam uma viseira no formato do chapéu do Mario, uma espécie de tela de acrílico que é acoplada a viseira no momento em que você entra no kart, o que é muito bom, pois aqueles óculos de AR me dão náuseas.
Uma vez com essa espécie de tela conectada, a magia começa a acontecer. Você começa a ver objetos virtuais à sua frente sobrepondo o ambiente. Conforme seu kart anda pelo cenário, dois botões no volante disparam os cogumelos que tem como objetivo abater os karts dos oponentes e ganhar pontos.
Confesso que é uma experiência meio chocante, pois não estamos apenas “atirando” contra oponentes com o objetivo de destruí-los e vencer a corrida, estamos dentro de um grande jogo de Mario Kart e participando ativamente de toda a experiência.
O ápice da atração é quando próximo ao fim, você consegue explodir a Rainbow Road. A musiquinha típica é disparada e junto com ela aquela adrenalina final da atração.
Acredito que Mario Bros: Bowser’s Challenge começa a escrever uma nova realidade nos parques temáticos em todo o mundo e quem ganha com isso somos nós, visitantes.
Hotéis perto de Universal Studios Hollywood
O ideal é que você opte por uma hospedagem que fique próximo ao parque, ou, que pelo menos, gaste em média 10 minutos de carro. Assim, você consegue aproveitar mais o dia.
The Delphi Hotel – Diárias a partir de U$ 159
Sheraton Universal – Diárias a partir de U$ 249
The Garland – Diárias a partir de U$ 341
Hilton Los Angeles-Universal City – Diárias a partir de U$ 423
SERVIÇO
A Universal Studios Hollywood está localizada em Los Angeles, na Califórnia no endereço 100 Universal City Plaza, Universal City. Paguei 30 dólares no estacionamento geral e precisei andar um pouquinho.
Visitei o parque no mês de Julho 2023 e não havia mais bilhetes para quem não tinha comprado antecipadamente ou possuía o plano anual, portanto, fique atento e compre o ticket com antecedência.
Para mais informações, acesse: universalstudioshollywood.com
LEIA TAMBÉM
Universal Orlando revela novos detalhes da área temática dos Minions