A cidade de São Paulo é o destino mais recomendado pelos viajantes brasileiros da Booking.com no quesito gastronomia
Que São Paulo é a capital gastronômica do Brasil, isso já não é novidade. Tem até pesquisa comprovando o feito: em sua pesquisa anual sobre Previsões de Viagem, a Booking.com identificou que, para os viajantes brasileiros, a capital paulista é o destino mais recomendado do país no quesito gastronomia.
Pudera: a cidade abriga 9 dos 14 restaurantes com estrelas Michelin no Brasil. A gastronomia, inclusive, pode ser um dos fatores que ajudaram a colocar São Paulo entre os 10 destinos globais que serão tendência em 2023, segundo ranking divulgado também pela Booking.com.
A seguir, listamos 4 lugares para comer bem e degustar as diferentes facetas da cidade.
Veridiana
Honrando a tradição italiana na cidade, a pizzaria capricha em seus três endereços de São Paulo, criando um ambiente intimista e acolhedor em cada um deles.
A massa da pizza segue uma receita de família, trazida ao Brasil por imigrantes napolitanos. Com preparo artesanal, ela descansa por 48 horas antes de ser aberta.
Entre os sabores mais pedidos, está a de Burrata al Pesto, com muçarela de búfala cremosa, tomates frescos em cubos e pesto de manjericão.
- Rua Dona Veridiana, 661, Higienópolis | Rua José Maria Lisboa, 493, Jardins | Rua Turiassú, 98, Perdizes
- veridiana.com.br
Vista
Um dos restaurantes com a vista mais bonita de São Paulo fica na cobertura do Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado por Oscar Niemeyer, em frente ao Parque do Ibirapuera.
O menu do chef Marcelo Corrêa Bastos apresenta versões modernas de clássicos brasileiros. Vale provar a carne de sol com mandioca e salada de feijão manteiguinha; o camarão na moranga (aos sábados); a leitoa à pururuca (aos domingos); a moqueca baiana; e o arroz de cogumelo com tucupi.
Durante a semana, o Vista serve menu executivo por R$ 75, com prato principal e sobremesa. A feijoada de quarta-feira está garantida.
A carta de drinques autorais celebra desde as origens indígenas do Brasil até a arquitetura de Oscar Niemeyer. De terça, quarta, quinta e sábado, tem promoção de coquetel em dobro, das 17h às 18h30.
Faça um tour completo por São Paulo com a Civitatis
- Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, 8° andar, Vila Mariana
- vistarestaurante.vistasaopaulo.com.br
Bar dos Arcos
O subsolo do Teatro Municipal virou um dos lugares mais disputados do Centro de São Paulo desde que passou a abrigar o Bar dos Arcos.
O clima sombrio é inspirado no filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, mas ganha ar hipster graças ao público jovem e ao descolado time de atendentes e barmen.
Sustentado por arcos de tijolos, o porão labiríntico é repleto de balcões iluminados para serem compartilhados. Há também lounges privativos para grupos com mais de quatro pessoas, com mobiliário de sala de estar.
É uma delícia o cardápio de entradinhas. Vale pedir várias para ir compartilhando ao longo da noite. Brie com mel de maracujá; batatinha brava com ervas e alho; camarão selado com tucupi preto, steak tartar; croquete de pernil; e tábua de queijos brasileiros são apostas certeiras.
A mesma proposta criativa segue na carta de coquetéis, com destaque para o O Fogo Que Em Mim Arde (Campari, Tanqueray, espumante e suco de frutas cítricas); Tupi Or Not Tupi (cachaça, suco de limão e mel com tucupi); e O Que Se Cala (Aperol, Cinzano Bianco e Tanqueray, com maracujá, suco de limão e xarope cítrico).
- Praça Ramos de Azevedo, República
- bardosarcos.com.br
Varal87
Paixão nacional, o churrasco surge reinventado nesta steakhouse que tem um ambiente muito agradável com área externa, em Moema.
Os preparos são feitos na parrilla de estilo argentino, no fogo de chão ou no sistema de varal. Neste último, carnes e vegetais são pendurados a uma boa distância da brasa e assados por um longo período.
Há porções individuais ou opções para compartilhar, com acompanhamentos à escolha. De terça a sexta, a casa também trabalha com menu executivo, incluindo entrada, prato e sobremesa.
No cardápio, brilham cortes como bife de tira, denver steak, bife ancho, bife de chorizo e fraldinha. Um dos carros-chefes é a Costela Varal, marinada com mostarda, açúcar e uísque. Ela é defumada por oito horas no varal e, depois, assada por mais oito horas no forno.
Leia também: 5 atrações imperdíveis em São Paulo
Onde dormir em São Paulo
L’Hotel Porto Bay
Pertinho da Avenida Paulista, o hotel tem 84 acomodações muito confortáveis e bem decoradas, com opção de varanda ou sacada.
Seu restaurante Trebbiano, que tem menu mediterrâneo, serve café da manhã com bufê caprichado, incluindo macarons, salmão e até espumante. As opções à la carte, como os ovos beneditinos e a toast de salmão com avocado, também estão incluídas.
Clique aqui e faça sua reserva no L’Hotel Porto Bay
Os hóspedes aproveitam ainda a piscina coberta e climatizada, o spa com tratamentos diversos e a academia.