O que é turismo sustentável para você? Quão importantes são as ações que valorizam o meio ambiente nas suas escolhas de viagem?
Quase oito em cada dez viajantes brasileiros acreditam que as pessoas devem mudar seus hábitos agora e fazer escolhas mais sustentáveis de viagem se quiserem preservar o planeta para as futuras gerações, de acordo com o relatório anual de viagens sustentáveis da Booking.com.
Mas de que forma você, viajante, pode contribuir para preservar o meio ambiente, frear o aquecimento global e ajudar a impedir a piora de inundações, secas e calor extremo? Escolher acomodações sustentáveis é um primeiro passo, que vem despertando significativamente o interesse dos brasileiros. Mas ainda há grande dificuldade em reconhecer hotéis, pousadas e outros tipos de hospedagem que atuem com algum impacto positivo na preservação do meio ambiente.
A maioria dos entrevistados acredita que uma padronização internacional nos critérios e na identificação de tais propriedades ajudaria muito. Grande parte dos participantes também acredita que as empresas de turismo deveriam oferecer mais opções “verdes” para facilitar nessa escolha. Por outro lado, quase metade deles considera mais difícil ser sustentável durante as férias que no dia a dia. Nesse caso, incentivos como redução de impostos também poderiam aumentar o interesse.
Caminhar, usar bicicleta ou fazer trilhas são outras iniciativas eco-friendly que os viajantes brasileiros vêm incorporando às suas viagens. Eles também desejam que o dinheiro gerado por suas atividades turísticas seja revertido de alguma forma para a comunidade local, procurando, assim, experiências culturalmente autênticas.
A pesquisa encomendada pela Booking.com entrevistou 18.077 pessoas que viajaram nos últimos 12 meses ou que planejam viajar no próximo ano, em 18 mercados (como Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Reino Unido, Estados Unidos e Israel).
Leia também:
Como alugar bicicleta em Londres, NY, Paris e Berlim
Galeria: conheça o escritório da Booking.com em Amsterdã
Booking.com investe em aluguel de temporada e atrações turísticas