fbpx

Como é voar com a Copa Airlines

Na viagem a Las Vegas que estampa a capa da edição 111, voamos com a Copa Airlines, uma das principais companhias a operar voos entre as Américas, com base no aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá. Quem quiser pode estender a conexão e ficar dois dias no Panamá sem pagar a mais na passagem. É o chamado stopover – para isso, basta selecionar a opção Múltiplos Destinos na compra on-line pelo site da companhia.

De quebra, a empresa é reconhecida pelo bom custo-benefício de suas passagens. Ida e volta entre Guarulhos e Las Vegas, por exemplo, saem a partir de US$ 700 na classe econômica e US$ 3 mil na executiva. São quase sete horas até a Cidade do Panamá e depois mais seis horas e meia até Las Vegas, com conexão rápida de menos de duas horas no Panamá. Nossos trechos Panamá-EUA e EUA-Panamá não contavam com entretenimento de bordo individual, então é bom ir preparado com séries, livros e músicas. São servidas duas refeições em cada trecho, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Na ida, pudemos conhecer a classe executiva, que dá direito a sala VIP nos aeroportos e embarque prioritário. As poltronas são na configuração 2-2 e reclinam mais que as da econômica, mas não chegam a 180 graus. Ainda antes da decolagem, os comissários entregam o menu e tiram os pedidos. As entradas eram salada verde e frango grelhado com molho de atum. Nas opções de prato principal, estavam medalhão bovino com purê de batatas ou filé de peixe  om ragu de legumes. De sobremesa, havia sorvete ou cheesecake de goiaba com trufa de chocolate. Vinho, espumante, cerveja, licores e outras bebidas acompanham. Os passageiros ganham de brinde um nécessaire com itens pessoais e de higiene, como meias, escova de dentes, protetores de ouvido e hidratante. Detalhe fofo: a estampa da bolsinha remete à cultura indígena do Panamá.

Filé de Peixe com Ragu | foto: Cristiane Sinatura

As aeronaves são pequenas (Boeing 737 Next-Generation e Embraer-190), com assentos de classe econômica na configuração 3-3. Ao todo, a Copa cobre 80 destinos em 32 países das Américas e faz parte da Star Alliance, o que permite pontuar e resgatar milhas em parceria com Avianca, Lufthansa, South African, Swiss, TAP, Turkish, United e outras. Entre as novidades, a companhia anunciou recentemente voos saindo de Fortaleza e de Salvador rumo à Cidade do Panamá – assim, chega a nove o número de cidades atendidas pela empresa no Brasil, junto com Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.