Dos esquiadores experientes a quem está começando na arte do snowboard. Dos passeios cheios de emoção em motos de neve às descidas divertidas deslizando de trenó. Sempre com chocolate quente, cafés, vinhos e refeições cheias de sabor para aquecer os visitantes depois do dia de diversão gelada. De norte a sul, com suas oito estações de esqui e centros invernais, o país tem muito a oferecer para seus visitantes, como se pode ver a seguir.
Patagônia, reino da neve
Na zona norte da Patagônia andina, concentram-se cinco dos oito centros de esqui de relevância internacional da Argentina. De norte a sul, encontram-se Caviahue, na localidade homônima, o Cerro Chapelco, em San Martín de los Andes, e o Cerro Bayo, em Villa La Angostura, todos eles no estado de Neuquén. Em Rio Negro, destaca-se o Cerro Catedral, em San Carlos de Bariloche e, no estado de Chubut, o centro La Hoya, em Esquel. Os parques nacionais próximos aos centros invernais são o complemento perfeito para aqueles que procuram variedade de atividades e o contato com a natureza.
Os Andes em 4×4
Os últimos quilômetros da Cordilheira dos Andes atravessam a Tierra del Fuego de oeste a leste. Cruzá-la em veículos 4×4 é uma proposta diferente que permite descobrir as magníficas paisagens da terra mais austral. E ainda dá para complementar o programa com atividades como trekking pelo Parque Nacional Tierra del Fuego, visita às castoreiras e vista das lagunas da região. Além disso, situado a 26 km da cidade de Ushuaia, capital da Tierra del Fuego, o centro de esqui Cerro Castor permanece aberto entre os meses de junho e outubro, com pistas para diversos níveis de esquiadores.
Neve no coração da Cordilheira dos Andes
Entre montanhas e vinhedos, durante o inverno Mendoza recebe os amantes da neve brasileiros, principalmente em Las Leñas. Situado ao sul do estado, ele é um dos centros de esqui mais reconhecidos em nível internacional da Argentina, escolhido por esportistas profissionais do Hemisfério Norte para treinamento.
Chocolates, cervejas artesanais e defumados na Patagônia andina
Com a marca deixada pelos imigrantes alemães, suíços e austríacos, a cozinha patagônica apaixona com seus produtos e combinações, da cerveja artesanal aos defumados, embutidos, peixes e carnes. A região argentina conta com excelentes restaurantes e cervejarias para perder a noção do tempo depois de explorar os centros de esqui e divertir-se na neve.
Como chegar logo ao destino de férias é sempre bom, a temporada de 2018 terá a melhor conectividade Brasil-Argentina dos últimos anos, com voos sazonais para atender à demanda.