5 motivos para você visitar Belize na sua próxima viagem

Belize, paraíso caribenho encanta com suas praias de areias brancas, recifes de coral deslumbrantes e uma rica biodiversidade marinha.

Belize, América Central
Belize é um paraíso natural localizado na América Central. (Foto: divulgação)

Com florestas tropicais e praias deslumbrantes, a América Central apresenta uma vasta gama de atrações turísticas.

E quando falamos de Belize, uma pérola na costa leste dessa região, sua singularidade não se limita apenas ao fato de ser uma país de língua inglesa cercado por nações de língua espanhola. O que realmente se destaca é o potencial incrível deste destino.

Suas paisagens variadas oferecem uma fusão de panoramas que inclui 290 quilômetros de litoral deslumbrante, densas florestas verdes e a arquitetura impressionante de sítios arqueológicos maia.

Repleto de história, patrimônio natural e cultural, além de uma biodiversidade exuberante, Belize oferece uma ampla gama de atrações, especialmente ao ar livre. Apesar de seu tamanho modesto, o país está repleto de maravilhas a serem exploradas.

É por esse motivo que apresentamos 5 motivos para você eleger Belize como seu próximo destino de férias!

1- Destino de fácil acesso

Num cenário pós-pandêmico, a busca por viagens fora do comum ganhou destaque. Muitas pessoas estão agora à procura de lugares para escapar das multidões nos destinos turísticos tradicionais.

Nesse caso, Belize se posiciona como uma das melhores escolhas, pois trata-se de uma fuga tropical longe de aglomerações, com uma infinidade de atrações ao ar livre.

Silk Caye. (Foto: divulgação)

E para chegar é ainda mais simples. Viajantes brasileiros podem voar com a Copa Airlines via Panamá. Quem preferir rotas via Estados Unidos encontra voos da American Airlines, United Airlines e Delta Airlines. As opções de embarque incluem Miami, Orlando, Fort Lauderdale, Nova York, Los Angeles, Houston e Chicago.

2- Beleza natural

Belize oferece a oportunidade de explorar diversas grutas que revelam as maravilhas naturais subterrâneas. Além disso, os parques naturais abrangem uma ampla variedade de ecossistemas, desde florestas tropicais até recifes de coral.

Importante mencionar que a Barreira de Corais de Belize é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, e se destaca como a maior barreira de recifes vivos no Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo.

Recifes de corais de Belize. (Foto: divulgação)

No que diz respeito às atrações naturais, Belize apresenta um verdadeiro espetáculo de cores tanto na vida marinha quanto em diversos pontos ao redor do país.

O Grande Buraco Azul, por exemplo, é um anel de corais que circunda um enorme sumidouro subaquático localizado nas águas rasas do Atol Lighthouse Reef. É considerado um dos melhores locais de mergulho do mundo.

Great Blue Hole. (Foto: divulgação)

Entretanto, Belize oferece muito mais do que aventuras marinhas. Para quem gosta de observação de aves, esse é o destino ideal. O país abriga mais de 500 espécies de aves, tanto residentes quanto migratórias, graças à sua localização geográfica privilegiada, que resulta em uma variedade de habitats naturais e políticas de conservação sustentável que contribuem para a diversidade única da avifauna local.

Tucano. (Foto: divulgação)

Dicas de lugares para visitar:

  • Reserva Florestal Mountain Pine Ridge: piscinas naturais cercada pela natureza.
  • Big Rock Falls: cachoeiras localizadas no lado oeste de Belize.
  • Maya King Waterfall: refúgio isolado no sul do país, com águas em cascata propicias para mergulho.
Big Rocks na montanha Pine Ridge, distrito de Cayo, Belize. (Foto: shutterstock)

3- Tesouros Maia

Um fato pouco conhecido é que os antigos sítios arqueológicos maia não se limitam apenas ao México. Belize faz parte do legado, abrigando algumas das cidades maias mais bem preservadas da antiguidade, além de sistemas de cavernas misteriosos.

O país abriga uma pequena porcentagem dos templos maia descobertos, onde é comum encontrar peças de cerâmica e até mesmo colinas distantes que revelam ser templos.

Todos esses sítios arqueológicos são gerenciados pelo Instituto de Arqueologia e contam com centros interpretativos e guias especializados.

Entre os locais mais icônicos estão Caracol, Altun Há e Xunantunich, que se destaca como pioneiro em sítio mais em Belize. Além disso, as cavernas também chamam atenção, como Barton Creek, Rio Frio e Che Chem Há. Para os aventureiros, a ATM Cave (Actun Tunichil Muknal) é a pedida!

4- Riqueza cultural

Belize se distingue pela sua notável diversidade cultural, abrigando uma fusão de grupos étnicos, incluindo descendentes dos maias, garífunas, mestiços e crioulos. Essa riqueza cultural transparece em suas tradições, música, dança, festivais e, claro, na culinária.

Belize possui uma rica herança cultural. (Foto: divulgação)

Aliás, quanto se trata de comida, o destino é um verdadeiro paraíso gastronômico. Graças à sua localização costeira, os frutos do mar frescos são uma especialidade, que vão desde caranguejos e camarões até peixes exóticos.

A influência cultural diversificada se faz presente na variedade gama de pratos, como a culinária Garífuna, que inclui refeições como Hudut (ensopado de peixe no molho de coco, servido com bolinhos de banana verde).

Culinária Garífuna. (Foto: divulgação)

5- Variedade de atividades

O país oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre. Desde aventuras de escalada nas colinas do interior até experiências aquáticas nas águas cristalinas do Mar do Caribe.

Mergulho e snorkeling em Great Blue Hole é uma das atividades aquáticas em Belize. (Foto: shutterstock)

Aqueles que buscam desafios nas montanhas podem explorar trilhas. Para uma perspectiva aquática, além do mergulho, a canoagem também é uma opção. Os entusiastas da pesca esportiva podem aproveitar a vida marinha na região.

Onde se hospedar em Belize

Além das opções tradicionais de hotéis e resorts, você também pode considerar acomodações mais exclusivas, como eco resorts, pousadas, casas de campo e até mesmo hospedagem em selvas e ilhas particulares.

Cidade de Belize

A capital, Cidade de Belize, oferece hotéis, pousadas e opções de hospedagem mais acessíveis. É uma boa base para explorar a cidade e fazer excursões em outras partes do país.

Seaside Chateau Resort é opção de hospedagem na Cidade de Belize, e próximo ao aeroporto. (Foto: reprodução Booking)

Ambergris Caye

Maior ilha de Belize e um destino turístico muito popular. Lá você encontra resorts de luxo e hotéis boutique. A área oferece fácil acesso a recifes de coral e atividades de mergulho.

Caye Caulker

Ilha menor e mais descontraída comparada com Ambergris Caye. Caye Caulker oferece opções de hospedagem mais econômicas, como pousadas.

Placencia

Localizada na Península de Placencia, esta área oferece uma série de opções de hospedagem à beira-mar, incluindo resorts de luxo, cabanas e pousadas. É um ótimo ponto de partida para explorar a costa de Belize.

Itz’ana Resort & Residences. (Foto: reprodução Booking)

San Ignacio

No continente, perto das atrações maia e da selva, San Ignacio tem uma variedade de hotéis e pousadas que atendem a todos os orçamentos. Além disso, é um ponto de partida ideal para atividades ao ar livre e exploração cultural.

Quarto hotel Ka’ana Resort. (Foto: divulgação)

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Great Blue Hole em Belize: um sobrevoo inesquecível

Beyond Blue Summit reúne mergulhadores em Belize

Quando ir: qual a melhor época para visitar Belize

6 estadias para se conectar com a natureza