Festas na piscina, praia badalada, museus de qualidade, arquitetura art deco e compras no pedaço mais pop da Flórida, Miami Beach.
Cartão-postal máximo de Miami, as praias pertencem, na verdade, à cidade vizinha de Miami Beach, ligada ao continente por pontes.
É principalmente na parte conhecida como South Beach que todos os estereótipos ganham força: predinhos art déco, orla rodeada de palmeiras, carrões, postos salva-vidas coloridos, luzes de néon, figurões sarados em shorts floridos, loiras trabalhadas no bisturi, festas na piscina.
Sobe é para quem quer agito e hospedagem moderninha; subindo um pouco mais, Mid-Beach fica mais tranquila, com hotelões tradicionais em estilo resort.
LEIA TAMBÉM: Trem rápido entre Miami e Orlando entra em operação
Art Déco Tour
Antes de despontar como praia pop, Miami Beach era destino de americanos endinheirados fugindo do rigoroso inverno do Norte. Depois se tornou lugar de férias para a terceira idade e, ainda, base para soldados durante a Segunda Guerra.
Entre uma onda e outra, o estilo de predinhos baixos, em tons pastel e simétricos floresceu em South Beach entre os anos 1920 e 1930. Hoje, são mais de 800 construções tombadas como patrimônio histórico, formando o Art Déco District, que pode ser percorrido em tours guiados de uma hora e meia.
A via principal desse miolinho é a Ocean Drive, com calçadão à beira-mar, onde se enfileiram restaurantes e hotéis icônicos. Complementando o tour, o Art Déco Welcome Center tem uma pequena exposição sobre o tema.
Museus em Miami Beach
South Beach também tem uma boa coleção cultural, liderada pelo Bass Museum, de arte contemporânea.
Já o Wolfsonian, no Art Déco District, tem um interessante acervo para quem gosta de design, mostrando como a modernidade revolucionou as artes finas e decorativas, com mobiliário e propagandas datadas do período entre 1885 e 1945.
New World Center
Se você nunca associou Miami Beach com música clássica, repense. Em sede assinada pelo arquiteto Frank Gehry, a New World Symphony tem programação de concertos entre outubro e maio.
O mais interessante são as apresentações transmitidas para o público, que se reúne no parque em frente para assistir à projeção das imagens ao vivo na parede do prédio.
LEIA TAMBÉM: Flórida: um roteiro além de Miami e Orlando
Lincoln Road e Española Way
Famoso calçadão de pedestres de South Beach, a Lincoln Road coleciona lojas, restaurantes e bares com mesas externas e galerias de arte. Marcas populares formam um verdadeiro shopping a céu aberto ao longo de dez quarteirões, como Apple, H&M, Forever 21, Zara, Nike, Gap e Lacoste.
A poucos passos, a Española Way, menorzinha e charmosa, concentra restaurantes de várias nacionalidades – de italiano a brasileiro.
Praia em Miami Beach
O trecho de areia em South Beach é o mais popular, separado da Ocean Drive pelo Lummus Park. Os hotéis de frente para o mar, em geral, contam com estrutura de cadeiras e guarda-sol para hóspedes.
Quem vem só passar o dia pode alugar em áreas específicas. Mais ao sul, a South Pointe Park Beach é mais tranquila – pouco antes vem o Nikki Beach, clube de praia com gazebos, restaurante, bar de champanhe e boate.
Festas em Miami Beach
Durante o dia, a badalação se estende às piscinas dos hotéis, onde acontecem as famosas pool parties, principalmente nas tardes de verão, como no Delano, no Fontainebleau, no SLS, no Mondrian, no W e no Shore – muitos deles oferecem aluguel de cabanas à beira d’água para não hóspedes.
Quando chega a noite, o agito migra para casas noturnas desses mesmos hotéis – no Fontainebleau, a LIV tem balada de terça a domingo até cinco da manhã (e na porta rola seleção de quem entra ou não), enquanto os palcos do BleauLive, que já receberam de Sinatra a Elvis, continuam com a tradição de shows ao vivo.
Onde comer em Miami Beach?
No hotel Faena, que está formando um verdadeiro distrito entre as ruas 32 e 36 (com galeria de arte e shopping), o restaurante Los Fuegos, do chef Francis Mallmann, serve churrasco argentino no estilo parrillada, com várias carnes chegando à mesa em uma grelha sobre carvão.
No hotel W South Beach, já famoso pelo chinês Mr. Chow, vale conhecer também o The Dutch, de cozinha americana moderna, com destaque para as seleções de ostras frescas e as entradinhas para dividir.
Já em Mid-Beach, o hotel Fontainebleau, inaugurado em 1954, merece uma visita especialmente por seus restaurantes.
Entre mais de dez opções gastronômicas, o cantonês Hakkasan ostenta estrela Michelin; o italiano Scarpetta tem assinatura do chef celebridade Scott Conant; e o StripSteak, do chef Michael Mina, prepara cortes de carne Angus e Wagyu na grelha.
Onde dormir em Miami Beach?
Com todas as suítes voltadas para o mar e esbanjando pelo menos 50 m2, o hotel W já virou uma instituição em South Beach – seja pelo lobby recheado de obras de arte (incluindo Andy Warhol), seja pelos bons restaurantes ou pela piscina badalada.
Já o Kimpton Surfcomber, um típico hotel art déco a poucos passos da Lincoln Road, é a cara de SoBe: a piscina rodeada de palmeiras funciona 24 horas por dia, o bar Social Club tem happy hour, e um lounge pé na areia conta com cadeiras e serviço de praia, aulas de ioga acontecem de frente para o mar e a academia empresta bicicletas de graça.
Saiba mais em www.visitflorida.com
Continue a ler sobre os bairros de Miami
Downtown/Brickell: museus como o Perez, teatros e shoppings movimentam o centro financeiro de Miami
Little Havana: onde a comunidade cubana segue viva em cafés, restaurantes e vendinhas
Coral Gables: boas surpresas no museu Vizcaya, na Venetian Pool e na rua Miracle Mile