HomeHospedagemZen-estar na Mantiqueira

Zen-estar na Mantiqueira

Zen-estar na Mantiqueira

Em Penedo, o Rituaali combina alimentação saudável, atividades físicas e tratamentos de spa

Por Cristiane Sinatura

A moqueca é de banana, o café é de milho, o leite é de amêndoas e a carne é de soja. Em um primeiro momento, a refeição à la Bela Gil pode causar estranheza. Mas, no fim das contas, surpreende. A alimentação saudável, que valoriza orgânicos e integrais e exclui derivados animais e estimulantes, é apenas um dos preceitos do Rituaali, um centro de bem-estar na Serra da Mantiqueira, em Penedo (RJ).

Poderíamos chamar de spa, mas a proposta vai além dos tratamentos estéticos e foca, principalmente, na saúde e no estilo de vida, com programas personalizados para quem quer emagrecer, desestressar, superar a depressão, tratar dores ou parar de fumar.

[optinlocker]

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Há uma equipe inteira de profissionais à disposição, liderada pela dupla de doutores Luiz Fernando Sella e Daniela Kanno, especializados em Medicina de Estilo de Vida. Logo no início da estadia, com duração sugerida de uma semana, os hóspedes passam por consultas médicas, avaliação física, planejamento nutricional e sessão com psicólogo.

A partir daí, um plano de atividades, dieta e tratamentos é desenhado de acordo com as necessidades e os objetivos de cada um. Quem busca emagrecer ou passar por uma desintoxicação encara um período de alimentação líquida: só suco e sopa.

Para todos, os dias no Rituaali começam cedo: às 7h, tem corrida pelas ruas calmas de Penedo. Na volta, um circuito de pedras e água gelada ajuda a melhorar a circulação das pernas. E então é hora do café da manhã, com frutas, pães (glúten está liberado), castanhas e pastinhas para quem pode. Depois, há sempre uma sessão de conversa conduzida pelos médicos da casa: falam sobre inveja, culpa, ganância, raiva.

O resto do dia é preenchido com atividades diferentes: zumba, spinning, pilates, hidroginástica, musculação e por aí vai. Também tem os tratamentos de spa, que se intercalam com as práticas físicas. Banhos de imersão, escalda-pés, sauna e massagens de diversos tipos são prescritos segundo o perfil de cada hóspede. Para descansar nos horários vagos da programação, há uma piscina ao ar livre e outra aquecida, ao lado da hidromassagem.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O jantar costuma ser (ainda) mais leve que o almoço – que sempre conta com uma entrada e uma sobremesa (sim, é possível adoçar uma vida saudável). À mesa do Rituaali, provam-se nhoque de mandioquinha, esfihas de alho-poró, almôndegas de noz-pecã. E frequentemente há workshops de culinária com o chef Alexandre Marquart, que ensina receitas preparadas em sua cozinha.

Por fim, o dia se encerra com uma palestra sobre saúde ou exibição de filme. Às 22h, a ideia é que todos se recolham a seus aposentos. E por “aposentos” entendam-se sete chalés com hidro e lareira ou 14 apartamentos com 40 m2 e varanda. Dormir cedo, acordar cedo. Afinal, ser saudável também cansa. Mais informações: rituaali.com.br.

[/optinlocker]

 

Compartilhar: