HomeHospedagemUma senhora fazenda em Itu

Uma senhora fazenda em Itu

Uma senhora fazenda em Itu

Aberta em um casarão colonial de quase 300 anos, a Fazenda Capoava mantém suas raízes históricas e foca na interação com a natureza e na gastronomia regional.

Por Tarcila Ferro

A recepção não poderia ser melhor: um lagarto teiú passou correndo pela escada do meu chalé e se enfiou no mato. Era um lagarto parrudo, dando a deixa para o meu filho de quatro anos me perguntar se era um “filhote de dinossauro”. O animal é a mascote do hotel, me contam os monitores, e encontrá-lo não é fácil. Dei sorte, com certeza. Esse tipo de experiência só reforça minha quedinha por hotéis-fazendas. Pois, para os adultos, a hospedagem é um refúgio de tranquilidade; já para as crianças, vira uma ótima chance de ver e aprender sobre os animais.

A integração com os bichos e o trabalho de educação ambiental estão entre os pontos fortes da Fazenda Capoava, na cidade de Itu, a 90 quilômetros de São Paulo. Além dos cavalos, há criação de carneiros, cabritos, porcos, patos, gansos, coelhos, galinhas e viveiro com papagaios e araras.

Os mini-hóspedes também podem alimentar os macacos que vivem em uma ilha “exclusiva”, no meio do lago que abraça a propriedade. Por falar no lago, é ali que acontecem os passeios de caiaque e de stand-up paddle – muito concorridos nos dias mais quentes. Completam a estrutura do hotel piscina, campo de futebol, quadra de tênis, sauna e sala de massagem.

A bela construção que estampa o cartão-postal da Fazenda Capoava soma quase 300 anos. Erguido em estilo bandeirista, o casarão foi um dos maiores engenhos de açúcar do Brasil. Décadas mais tarde, foi grande produtora de café, passando pela criação de gado, depois reduto de imigrantes italianos e há 16 anos virou um hotel. Toda sua história está contada no Espaço da Memória Capoava, um pequeno museu com objetos, documentos e obras de arte destinados a manter vivos a tradição e passado do local.

foto: divulgação

A casa-sede foi delicadamente decorada, sem perder características da época colonial. As seis categorias de chalés também seguem a linha rústico-chique, sendo espaçosas e muito confortáveis. São 36 acomodações que podem receber de duas a quatropessoas (com opções com mezanino). A vista varia para os jardins ou o lago, há varanda privativa com redes,
lareira, cama king size e produtos da Natura.

Hora de falar da culinária, mais um destaque da Capoava, baseada na tradicional comida de fazenda. Clássicos como feijoada, leitão à pururuca, cuscuz, virados, massas, pescados e saladas formam a base do bufê, que, apesar do toque caseiro, ganha com as invenções do chef. O ambiente do restaurante é moderno, todo circundado por vidros, e a cozinha aberta e integrada ao espaço permite que os hóspedes vejam a equipe trabalhando. A adega inova ao apresentar apenas rótulos nacionais – trazendo ainda mais autenticidade à proposta desse charmoso hotel.

Fazenda Capoava
› Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9, Itu, SP
› Valor para o casal a partir de R$ 2.500 (duas diárias com pensão completa. Crianças até 5 anos não pagam)
fazendacapoava.com.br

Compartilhar: