fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeHospedagemUma senhora fazenda em Itu

Uma senhora fazenda em Itu

Uma senhora fazenda em Itu

Aberta em um casarão colonial de quase 300 anos, a Fazenda Capoava mantém suas raízes históricas e foca na interação com a natureza e na gastronomia regional.

Por Tarcila Ferro

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

A recepção não poderia ser melhor: um lagarto teiú passou correndo pela escada do meu chalé e se enfiou no mato. Era um lagarto parrudo, dando a deixa para o meu filho de quatro anos me perguntar se era um “filhote de dinossauro”. O animal é a mascote do hotel, me contam os monitores, e encontrá-lo não é fácil. Dei sorte, com certeza. Esse tipo de experiência só reforça minha quedinha por hotéis-fazendas. Pois, para os adultos, a hospedagem é um refúgio de tranquilidade; já para as crianças, vira uma ótima chance de ver e aprender sobre os animais.

A integração com os bichos e o trabalho de educação ambiental estão entre os pontos fortes da Fazenda Capoava, na cidade de Itu, a 90 quilômetros de São Paulo. Além dos cavalos, há criação de carneiros, cabritos, porcos, patos, gansos, coelhos, galinhas e viveiro com papagaios e araras.

Os mini-hóspedes também podem alimentar os macacos que vivem em uma ilha “exclusiva”, no meio do lago que abraça a propriedade. Por falar no lago, é ali que acontecem os passeios de caiaque e de stand-up paddle – muito concorridos nos dias mais quentes. Completam a estrutura do hotel piscina, campo de futebol, quadra de tênis, sauna e sala de massagem.

A bela construção que estampa o cartão-postal da Fazenda Capoava soma quase 300 anos. Erguido em estilo bandeirista, o casarão foi um dos maiores engenhos de açúcar do Brasil. Décadas mais tarde, foi grande produtora de café, passando pela criação de gado, depois reduto de imigrantes italianos e há 16 anos virou um hotel. Toda sua história está contada no Espaço da Memória Capoava, um pequeno museu com objetos, documentos e obras de arte destinados a manter vivos a tradição e passado do local.

foto: divulgação

A casa-sede foi delicadamente decorada, sem perder características da época colonial. As seis categorias de chalés também seguem a linha rústico-chique, sendo espaçosas e muito confortáveis. São 36 acomodações que podem receber de duas a quatropessoas (com opções com mezanino). A vista varia para os jardins ou o lago, há varanda privativa com redes,
lareira, cama king size e produtos da Natura.

Hora de falar da culinária, mais um destaque da Capoava, baseada na tradicional comida de fazenda. Clássicos como feijoada, leitão à pururuca, cuscuz, virados, massas, pescados e saladas formam a base do bufê, que, apesar do toque caseiro, ganha com as invenções do chef. O ambiente do restaurante é moderno, todo circundado por vidros, e a cozinha aberta e integrada ao espaço permite que os hóspedes vejam a equipe trabalhando. A adega inova ao apresentar apenas rótulos nacionais – trazendo ainda mais autenticidade à proposta desse charmoso hotel.

Fazenda Capoava
› Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9, Itu, SP
› Valor para o casal a partir de R$ 2.500 (duas diárias com pensão completa. Crianças até 5 anos não pagam)
fazendacapoava.com.br

Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!