HomeGiro pelo MundoGastronomia5 cervejarias imperdíveis na Europa

5 cervejarias imperdíveis na Europa

5 cervejarias imperdíveis na Europa

Aos apreciadores de plantão, selecionamos cinco endereços famosos que abrem suas portas para visitantes

Por Cristiane Sinatura

Stella Artois, Leuven, Bélgica

Infelizmente (ou felizmente), os monges responsáveis pela produção das autênticas cervejas trapistas da Bélgica não são muito afeitos a visitas em suas abadias. Mas outros endereços do país, mais comerciais (nem por isso menos tradicionais), dão conta de matar a sede e a curiosidade dos turistas. Há 700 anos em atividade, a fábrica da Stella Artois, perto de Bruxelas, tem tour de uma hora e meia, que aborda a história, a produção e o envasamento. O toque final fica por conta da degustação no rooftop bar.
bit.ly/stella-viajar

Heineken Experience (Foto: divulgação)

Heineken Experience (Foto: divulgação)

Heineken, Amsterdã, Holanda

No bairro De Pijp, à beira de um canal, fica o primeiro galpão da fábrica, hoje transformado na Heineken Experience. Interativo e audioguiado, o “museu” mostra desde a história da família fundadora até a produção passo a passo, com direito a simulador 4-D, em que você se sente a própria cerveja sendo engarrafada. É possível ver antigos equipamentos utilizados no processo, como os tanques de armazenamento, além da criação de cavalos que, no passado, levavam os barris aos pubs. Telões exibem os comerciais da marca e quem quiser pode personalizar sua própria garrafa. No final, vêm a degustação e a loja de merchandise.
bit.ly/heineken-viajar

Guinness Store House (Foto: divulgação)

Guinness Store House (Foto: divulgação)

Guinness, Dublin, Irlanda

Em sete andares, a Guinness Store House se dedica a contar a história da famosa cervejaria irlandesa, criada em 1759. O complexo, que já abrigou a fábrica da marca, hoje é repleto de instalações multimídia e interativas sobre o passado, a produção e a propaganda em torno da famosa cerveja escura. As experiências incluem, ainda, demonstração de como servir e degustar (claro!). Também há restaurantes e bares – o ápice fica por conta do Gravity Bar, localizado no último andar, com vista panorâmica de Dublin. Cenário ideal para provar uma boa pint.
guinness-storehouse.com

Hofbräu (Foto: divulgação)

Hofbräu (Foto: divulgação)

Hofbräu, Munique, Alemanha

Na terra da Oktoberfest, a cervejaria fundada em 1589 pelo Duque da Baviera tem tours guiados que mostram desde o ingrediente in natura até o produto finalizado. É possível experimentar a cerveja em diferentes fases de fabricação, como antes da filtragem. A degustação final pode ser acompanhada por salsicha, queijos ou o tradicional leberkäse. As visitas acontecem de segunda a quinta, às 10h (exceto durante a Oktoberfest), mediante reserva. Em tempo: em 2016, a Alemanha comemora com eventos especiais os 500 anos da Lei da Pureza da Cerveja, que estipula requisitos a serem cumpridos na produção e na venda.
bit.ly/hofbrau-viajar

U Fleku, Praga, República Tcheca

Fundada em 1499, a cervejaria mais antiga do país leva visitantes em passeios de 45 minutos, com exibição de vídeo, passagem pela fábrica e degustação. É interessante conhecer também o museu que celebra os 500 anos da marca, expondo maquinário utilizado no passado. É necessário agendar antes – aos finais de semana, só recebe quem tiver reserva no restaurante, um ótimo complemento para provar especialidades locais.
en.ufleku.cz

Compartilhar: