HomeGiro pelo MundoDicasToscana oferece experiências de imersão no folclore italiano

Toscana oferece experiências de imersão no folclore italiano

Toscana oferece experiências de imersão no folclore italiano

Na lista de tradições anuais tem comemoração de Páscoa e corrida de cavalos

Por Redação

Na região central da Itália, a Toscana guarda herança artística e cidades famosas no turismo do país, onde eventos folclóricos relembram o passado italiano, levando moradores e turistas a outros tempos. Para quem deseja embarcar nas tradições e festas típicas italianas, há opções ao longo do ano.

Durante a primavera, o domingo de Páscoa ainda guarda costumes antigos, como o de levar ovos cozidos para serem abençoados na missa. Nesta época, uma das tradições mais conhecidas é Scoppio del Carro, a explosão do carro, costume de mais de 350 anos de idade.

Florença (Foto: shutterstock.com)

Florença (Foto: shutterstock.com)

Todos os anos um vagão construído em 1622 é puxado por bois, decorados com guirlandas, pelas ruas de Florença. Eles são acompanhados de bateria, representantes clericais e pessoas vestidas em trajes históricos. Mas o carro não chega a explodir: faz um show de fogos de artifício na Piazza del Duomo.

O verão é uma das épocas mais procuradas para ir à Toscana. No mês de junho, há grandes eventos como a Luminara e Regatta de São Ranieri. Nesse período, a cidade de Pisa faz um show de luzes para homenagear São Ranieri, padroeiro da cidade. Mais de 70.000 velas iluminam os palácios às margens do rio Arno, acompanhadas de um espetáculo de fogos. O mês também cede espaço ao Calcio Storico, uma mistura de futebol, rugby e luta que data do século 16. Quatro times em vestimentas históricas competem em um campo de terra batida na Piazza Santa Croce, em Florença.

Bravio Delle Botti (Foto: Agenzia Turismo Chianciano Terme)

Bravio Delle Botti (Foto: Agenzia Turismo Chianciano Terme)

Em junho e setembro, a Giostra del Saracino, ou torneio sarraceno, também data do século 16 e comemora os esforços cristãos para segurar a onda islâmica do século 14. Uma procissão colorida precede o evento, em que oito cavaleiros com roupas típicas atacam uma representação de madeira dos sarracenos, ou seja, dos árabes e muçulmanos, na cidade de Arezzo.

Em julho e agosto, a corrida de cavalos Palio de Siena toma conta da Piazza del Campo, onde os bairros tradicionais da cidade competem por um banner, o palio, dedicado à Virgem Maria. No último fim de semana de agosto, Montepulciano recebe a Bravio delle Botti, uma corrida de barril entre as divisões da cidade. Na competição, barris de 80 quilos cada têm de ser empurrados ladeira acima ao longo da rua principal, até chegar na Piazza Grande. Toda a cidade se organiza ao redor do festival com cortejos, missas e festas.

Laticastelli Hotel (Foto: divulgação)

Hotel Laticastelli (Foto: divulgação)

Uma das opções de hospedagem na região é o Hotel Laticastelli Country Relais, nos arredores de Siena, a 40 minutos de Montepulciano e duas horas de Roma. Localizado em um castelo fortificado no começo do século XIII, o hotel foi totalmente reformado e possui 33 suítes, algumas delas com sala e cozinha. Além disso, há uma piscina e o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais e pratos típicos toscanos. mais informações: laticastelli.com.

Leia também:

Compartilhar: