HomeGiro pelo MundoGastronomiaTexas com um pé no México

Texas com um pé no México

Texas com um pé no México

Confundidos com a culinária mexicana, os pratos tex-mex têm personalidade e história próprias. Prová-los direto da fonte – ou seja, em restaurantes no Texas, EUA – é a melhor forma de entender a diferença

Por Cristiane Sinatura e Thelma Lavagnoli

Sabe aquela mesa colorida de tacos, guacamole, fajitas e chili que você posta nas redes com a legenda “Noite mexicana”? Alto lá: isso é, na verdade, comida tex-mex: “tex” de Texas, “mex” de México. Na prática, é grande a chance de que você esteja comendo algo muito mais americano do que mexicano.

Mas o que, afinal, é culinária tex-mex? A comida teve origem com os tejanos, americanos de origem latina que vivem no Texas – estado que, antes de se juntar aos EUA, já esteve sob colonização espanhola.

Ainda que muitas receitas sejam parecidas tanto no Texas quanto no México, alguns ingredientes denunciam a origem “ianque”: os americanos convidaram carne bovina, farinha de trigo, queijo amarelo e cominho a participarem de pratos importados do país vizinho.

Pois bem, diferenças à parte, vamos aos fatos: é no Texas que você vai encontrar as melhores amostras do que, por aqui, conhecemos erroneamente como “comida mexicana”. A seguir, alguns endereços para postar foto no Instagram sem medo – mas com a legenda “Noite tex-mex”, hein?

Avila’s, Dallas
Há 25 anos, serve especialidades mexicanas como chile relleno (pimentão recheado) e pollo mole (ensopado de frango), mas clássicos tex-mex também fazem bonito, como tacos,
enchiladas e quesadillas.
avilasrestaurant.com

Torchy’s Tacos, Austin
Com várias unidades espalhadas pelo Texas, a rede nascida em Austin foca nos tacos, com uma série de recheios e acompanhamentos infalíveis, como pico de gallo (tipo de
vinagrete), guacamole e frijoles refritos (pasta de feijão).
torchystacos.com

foto: divulgação

El Tiempo, Houston
A pegada vintage domina da decoração ao menu de “comida de vô”. Destaque para as fajitas, as enchiladas e os pratos tamanho família com, veja só, arroz e feijão (em estilo tex-mex, claro).
eltiempocantina.com

Mi Tierra, San Antonio
Aberto desde 1941, funciona 24 horas, servindo principalmente receitas autênticas do México e combinados tex-mex de enchiladas, tacos, tamales e steak ranchero.
mitierracafe.com

Compartilhar: