Cursos e retiros voltados à prática budista são as principais atividades oferecidas pelo Templo Enkoji, em Itapecerica da Serra.

Localizado a cerca de 40 km do centro de São Paulo, o Templo Enkoji (que, em japonês, signifca Templo do Círculo Luminoso), é o destino ideal para quem busca atividades, orientações e ensinamentos voltados à prática budista.
A convite do portal Meu Retiro, fomos conhecê-lo. O objetivo da plataforma online é servir como um marketplace de retiros, cursos, terapias e eventos que proporcionem o autoconhecimento, independentemente de crenças ou religiões.
É possível encontrar experiências voltadas para o equilíbrio do corpo, mente e espírito, como aromaterapia, acupuntura, retiro de yoga e xamanismo, entre muitas outras.
Em nossa visita ao Enkoji, participamos da experiência Fotografia Contemplativa, uma técnica fotográfica de origem oriental ligada à meditação e ao budismo, cujo objetivo é inserir a fotografia no dia a dia de forma a conectá-la às nossas próprias percepções.

A atividade é realizada dentro do Parque Vale dos Templos, que rodeia o Enkoji e também o templo vizinho Kinkaku-ji.
Enkoji e Kinkaku-ji
Enkoji e Kinkaku-ji são dois templos que estão situados dentro do Parque Vale dos Templos. Ambos são de tradição japonesa. Hoje, o Kinkaku-ji serve como ponto turístico e cultural japonês da região. Ele ainda funciona como depósito para as cinzas de entes queridos.
Erguido em uma área de cerca de 190 mil m² e inaugurado em 1976, com madeira revestida em ouro, o Kinkaku-ji é inspirado em um templo japonês de mesmo nome, construído no século 14 em Quioto, no Japão.


Ao lado está o Enkoji, templo de tradição budista que começou a ser construído na década de 1990. Nele são realizadas diversas cerimônias e celebrações religiosas, bem como a meditação zazen, que é a base da prática zen budista, acompanhada e orientada pelos monges. Além disso, cursos e retiros são algumas das atividades que acontecem no espaço.
Quem visita a região, pode conhecer os dois templos, que ficam em meio a uma extensa área verde. O Enkoji é aberto ao público aos domingos às 11h para meditação. Já o Kinkaku-ji funciona de segunda à sexta das 9h às 16h e o ingresso para visitação custa R$ 5.
Atividades
Com o foco no desenvolvimento e prática do Budismo, o Templo Enkoji realiza inúmeras atividades ligadas ao budismo, que vão de meditação até cerimônias memoriais aos antepassados. São elas:
- Higan: festivais de celebração e reflexão que acontecem na época da primavera e do outono;
- Hanami: evento para contemplação das flores;
- Obon: celebração para honrar os ancestrais da comunidade japonesa;
- Sesshin: retiros de treinamento budista com prática intensiva da meditação zen.
- Ações de conscientização ambiental: ações ligadas à sustentabilidade e à preservação ambiental para crianças e escolas municipais da região.

Como chegar ao Templo Enkoji?
Para quem vai ao templo saindo do centro de São Paulo, o trajeto leva cerca de 40 minutos de carro pela Rodovia Régis Bittencourt. O ideal é sempre ir com o veículo próprio, assim, você não precisa se preocupar com o horário de retorno e consegue aproveitar melhor a região.
Separe um ou dois dias para conhecer outras atividades e atrações disponíveis em Itapecerica da Serra. Por isso, reserve um hotel próximo ao Templo Enkoji e aproveite!
Serviço
Portal Meu Retiro: meuretiro.com.br
Templo Enkoji: temploenkoji.org.br
LEIA TAMBÉM
Torre de Miroku: visite o templo japonês no interior de SP
Faça parte dos nossos grupos gratuitos no WhatsApp
- Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar!