HomeGiro pelo MundoDicasSaint Patrick’s day: a festa é da Irlanda (e nossa)

Saint Patrick’s day: a festa é da Irlanda (e nossa)

Saint Patrick’s day: a festa é da Irlanda (e nossa)

Por Thelma Lavagnoli

Se tem algo que nós, brasileiros, gostamos é comemorar. Por isso, é muito comum celebrarmos feriados de diversas culturas e partes do mundo. A lista é longa: tem Valentine’s Day, Halloween e, no dia 17 de março, o Saint Patrick’s Day. Na prática, é um dia de comemorar a cultura irlandesa e em que o jejum alcoólico é quase um pecado.

No país europeu, centenas de pessoas ganham as ruas -vestindo trajes brancos e verdes – para festejar, principalmente na capital, Dublin. Em meio a prédios de tijolinhos, pubs e restaurantes que compõem o bairro chamado de Temple Bar, a festa é garantida, especialmente em um endereço homônimo à área: o The Temple Bar.

De fachada vermelha, enfeitado com bandeirinhas de outros países, é o pub mais famoso da cidade e existe desde 1840. Fica lotado dia e noite, mas é uma das atrações turísticas imperdíveis da capital irlandesa. A área interna é relativamente grande a trilha sonoro é um atrativo ainda maior, só a Irish music tradicional. Seja Saint Patrick’s, ou não, é o lugar para tomar uma cerveja, curtir o som ambiente e ficar batendo papo. E, dessa forma, apreciar umas daqueles combinações irresistíveis que ganharam o mundo: cerveja (o tal pint) e música.

Origem do feriado 

Apesar da atmosfera um tanto quanto festiva da data, ela tem origem religiosa, como o próprio nome pode indicar. Saint Patrick, ou melhor, São Patrício, é uma figura celebrada pela igreja.  Ele teria, com ajuda de inspiração divina, conseguido fugir de seu cativeiro na Irlanda  para embarcar em um navio e retornar a Bretanha, sua terra de origem. Depois, voltou a ao território irlandês para catequizar os locais. Assim, conseguiu converter centenas de pessoas e ganhou fama ao utilizar um trevo de três folhas – hoje tão famosos na Irlanda – para para explicar o conceito da Santíssima Trindade, que é três e um, ao mesmo tempo.

 

Compartilhar:
Tags