fbpx
HomeGiro pelo MundoGastronomiaRoteiro gastronômico pelo norte da Itália

Roteiro gastronômico pelo norte da Itália

Roteiro gastronômico pelo norte da Itália

Os destaques são os vinhos e as trufas brancas da cidade de Alba

Por Redação

Durante o outono e o inverno europeu, o norte da Itália oferece diversas opções gastronômicas, com destaque para a manteiga e as trufas brancas (espécie rara de cogumelos) em Alba.

A temporada das trufas varia de acordo com o clima, já que elas precisam de bastante frio para maturarem. Outubro e novembro são os meses mais requisitados para degustação.

Trufas de Alba (Foto: Gustavo Mattos)

Trufas de Alba (Foto: Gustavo Mattos)

Na cidade, dá para experimentar também o Plin, espécie de ravioli servido com molho de carne assada, cabrito e lâminas de trufa branca. A produção dos vinhos tradicionais como Piemonte, Barolo e Barbaresco é realizada, principalmente, com a uva nebbiolo. Para quem curte vinhos doces, a pedida é o Moscato D’ Alba.

Na lista de restaurantes famosos aparecem o Dulcis Vitis, de Bruno Cingolani, e o Piazza Duomo, que possui três estrelas Michelin. Vale ainda uma visita a regiões como Neive, com centro histórico medieval.

Vinícola Piemont (Foto: shutterstock.com)

Vinícola Piemonte (Foto: shutterstock.com)

Já em Barbaresco tem o castelo que foi comprado pela família de Angelo Gaja, um dos mais importantes produtores de vinhos do Piemonte. A vinícola era fechada para visitação, mas atualmente é possível agendar uma visita guiada no valor de € 150 por pessoa, em que todo o dinheiro arrecado com as visitas é doado para uma escola de gastronomia da região.

Outra dica é ver o pôr do sol na cidade de Barolo e tomar uma taça de vinho na loja da Vinícola Borgogno, que fica na entrada da cidade. Bovio Torino (que tem o seu mercado Eataly) são outras opções para fazer uma paradinha.

Leia também: