HomeGiro pelo MundoDicas6 atrações gratuitas para curtir em Roma

6 atrações gratuitas para curtir em Roma

6 atrações gratuitas para curtir em Roma

De ruínas a museus, a capital da Itália é cheia de agradinhos para o seu bolso.

por Redação

Aula Ottagona
As ruínas das termas do imperador Diocleciano, construídas na virada do século 4º, hoje abrigam o Museo Nazionale Romano, cuja única ala gratuita é a Aula Ottagona. Ali ficam esculturas que adornavam esta e outras termas romanas, servindo como “prefácio” para o acervo completo do museu.

Galleria dell’Accademia Nazionale di San Luca
Esta galeria nasceu a partir da Universidade de Artes e Pintura, no século 16.Os membros que passavam pela instituição deveriam deixar como “lembrança” algumas obras de arte. Hoje, parte delas está exposta gratuitamente, como trabalhos de Van Dyck, Rubens e Rafael. accademiasanluca.eu

Panteão
O mais bem preservado templo da Roma Antiga abre suas intactas portas de cobre ao público gratuitamente. Construído pelo imperador Adriano há quase 2 mil anos, o monumento é uma igreja cristã desde o século 7º, guardando os túmulos de personalidades italianas, como o pintor Rafael e o rei Vittorio Emanuele.

Panteão | foto: shutterstock

Via Appia Antica
Andar pela principal estrada de pedra dos tempos romanos, hoje parte de um parque verdejante, garante uma viagem no tempo. A cada passo, haverá um tesouro arqueológico para ser visto – as margens da via eram preenchidas com mausoléus, monumentos, túmulos e catacumbas (como as de San Callisto e de San Sebastiano), cujas ruínas ainda podem ser visitadas – o ingresso é pago.

Basílica de São Pedro
Sede da Igreja Católica, o maior templo cristão do mundo foi erguido no terreno onde outrora imperava o antigo Circo de Nero – local em que o discípulo Pedro teria sido crucificado de pontacabeça. Dentro da basílica há obras imperdíveis, como a célebre Pietà, de Michelangelo. O acesso ao topo da cúpula, vale dizer, é pago.
Saiba como otimizar sua visita no vaticano em: bit.ly/viajar-vaticano

Interior da Basílica São Pedro | foto: shutterstock

Museo Storico della Liberazione
Em um prédio que, durante a ocupação nazista da cidade, fazia as vezes de prisão, você pode visitar parte das
celas originais (inclusive com inscrições feitas pelos prisioneiros nas paredes). Fotografias, pôsteres e pinturas
retratam os tempos de guerra e homenageiam os italianos que morreram nas mãos dos alemães. museoliberazione.it

Compartilhar: