HomeGiro pelo MundoDicasPorto Alegre em 7 atrações

Porto Alegre em 7 atrações

Porto Alegre em 7 atrações

Prepare seu chimarrão e vá aproveitar o que a capital gaúcha tem de melhor

Por Cristiane Sinatura

1. Guaíba

O lago – que os porto-alegrenses chamam de rio por conta do tamanho – é um bom ponto de partida para explorar a cidade. O passeio de barco passa por diversas ilhas do Delta do Jacuí, como a das Flores, e alguns incluem almoço ou jantar a bordo. Um projeto de revitalização da orla pretende transformar os antigos galpões do cais em restaurantes, além de acrescentar calçadão, ciclovia, quiosques, bar flutuante e um parque.

2. Usina do Gasômetro

Na orla do Guaíba, um marco inconfundível é a chaminé de 137 metros de altura da Usina do Gasômetro, que funcionou de 1928 a 1954. Hoje, preservando a estrutura original, tornou-se espaço cultural com teatro, cinema, exposições, oficinas, café e livraria.

usina-do-gasometro-porto-alegre-rs

Usina do Gasômetro (Foto: divulgação)

3. Parque Farroupilha (ou Redenção)

O espaço verde tem belos projetos de paisagismo, lago com pedalinhos, monumentos, orquidários e minizoo. Aos domingos, sedia o Brique da Redenção, feirinha de antiguidades e artesanato com 300 barracas. Também há apresentações de músicos, capoeiristas e artistas de teatro ao ar livre.

Parque Farroupilha (Foto: divulgação)

Parque Farroupilha (Foto: divulgação)

[optinlocker]

4. Mercado Público

De 1869, é o lugar ideal para comprar produtos típicos do Sul e suvenires. Depois de xeretar as bancas de frutas, carnes, artesanato e doces, não deixe de conhecer uma instituição gastronômica da cidade: o Gambrinus, em funcionamento desde 1889 dentro do mercado, serve bons pratos à base de peixe, como o linguado ao molho de camarão e o salmão com alcaparras e champignon.

Mercado Público (Foto: Embratur)

Mercado Público (Foto: Embratur)

5. Centro

O Palácio Piratini é a sede do governo estadual, inaugurada em 1921 – também foi residência de Getúlio Vargas. As visitas guiadas levam para ver os salões do piso superior, com pinturas do italiano Aldo Locatelli. No térreo, estão guardados antigos veículos oficiais, como um Ford modelo T e um Studs. Ao lado do palácio, a Catedral Metropolitana, da década de 1920, tem mosaicos assinados por artistas do Vaticano, esculturas de Paul Landowski (autor do Cristo Redentor carioca) e uma das maiores cúpulas do mundo. Para fechar o trio, o Theatro São Pedro, de 1858, resplandece com programação de concertos e visitas guia-das depois de uma bela reforma.

6. Casa de Cultura Mário Quintana

Ocupando o prédio do Majestic, outrora o hotel mais requintado de Porto Alegre, a instituição tem exposições, oficinas, atividades infantis e programação de cinema, teatro, dança e literatura. Há uma reprodução do quarto em que Mário Quintana viveu e uma sala que homenageia Elis Regina, nascida na cidade. O Jardim Lutzenberger, no quinto andar, é uma beleza, com exemplares típicos do deserto, das pradarias e das florestas tropicais plantados dentro de antigas banheiras do hotel.

Casa de Cultura Mário Quintana (Foto: divulgação)

Casa de Cultura Mário Quintana (Foto: divulgação)

7. Fundação Iberê Camargo

Homenageando um dos pintores mais celebrados do Rio Grande do Sul, tem acervo de telas e instalações de vários artistas contemporâneos. A visita vai bem no fim da tarde, para assistir ao pôr do sol na cafeteria – alguns gaúchos afirmam, com veemência, que este é o entardecer mais bonito da cidade.

Fundação Iberê Camargo (Foto: divulgação)

Fundação Iberê Camargo (Foto: divulgação)

[/optinlocker]