HomeGiro pelo MundoDicasOs grafites de Wynwood Walls, Miami

Os grafites de Wynwood Walls, Miami

Os grafites de Wynwood Walls, Miami

Nsse pedacinho da cidade americana a street art se escancara em cada muro, em meio a galerias de arte, museus, bares e restaurantes moderninhos

Por Cristiane Sinatura

Localizado em Midtown, o bairro mais descolado do momento é resultado de uma “moda” que vem arrebatando metrópoles em todo o mundo: a de transformar regiões degradadas em endereços cult, hype, hipster, trendy – chame como queira. É assim com o Meatpacking de NY e com Soho de Londres, por exemplo. E é assim com Wynwood, um reduto de galerias de arte, museus, bares e restaurantes moderninhos, onde a street art se escancara em cada muro com trabalhos de artistas do mundo inteiro – inclusive os brasileiros Osgêmeos, Kobra e Ninja.

Uma boa dica é ver os grafites de Wynwood pedalando: a Miami’s Best Graffiti Guide oferece tours guiados gratuitos todo domingo, às 11h. Você só precisa alugar a bicicleta – desde US$ 4,50 nas estações da Citi Bike Miami. Já quem quiser ver um pouco de arte sendo produzida na hora pode visitar os estúdios do Bakehouse Art Complex, que reúnem artistas em começo de carreira ou em ascensão. Outras galerias muito bem avaliadas são a Zadok (que foca em arte contemporânea chinesa) e a Robert Fontaine (que tem instalações conceituais e American Pop Art). Também colecionadores abrem seus acervos particulares, como a Margulies Collection at The Warehouse, que ocupa um grande armazém com fotografias, vídeos, esculturas e instalações.

E é bom dizer que nem só de pinceladas vive a arte de Wynwood: no Cinema, o foco são filmes de vanguarda que não passam nem perto do circuito comercial. No segundo sábado de cada mês, o bairro fica ainda mais vivo com o Wynwood Art Walk, quando as ruas se enchem de gente, música e food trucks até tarde da noite, Galerias, estúdios e showrooms abertos durante a noite, especialmente na Second Avenue. Mas qualquer outra noite também é garantia de boemia em bares e restaurantes – vide casas como o Wood Tavern, o Joey’s e o Wynwood Kitchen & Bar.

Compartilhar: