fbpx
HomeDestinosMéxico: tá tranquilo, tá favorável

México: tá tranquilo, tá favorável

México: tá tranquilo, tá favorável

O mar está para peixe em Los Cabos, o balneário mexicano que ferve com tudo de que a gente gosta

Por Mari Campos

Conforme o veleiro fazia movimentos em curva no agitado Mar de Cortés e o sol ia se pondo lentamente e amarelando o céu, os imensos penhascos sobre a água revelavam, devagarzinho, a fenda que os fez mundialmente famosos. Afinal, por mais que aquele conjunto de penhascos chame nossa atenção da terra (seja à beira-mar, em varandas de hotéis ou mesmo em paradas estratégicas na estrada), é somente ali, na água mesmo, que a fenda batizada de El Arco pode ser vista com perfeição.

O arco, que marca o encontro do Mar de Cortés com o Oceano Índico, esculpido justamente nesse processo, alçançou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Ele é a atração natural mais famosa de Los Cabos, na península mexicana de Baja California.

Velho conhecido dos norte-americanos (inclusive diversas celebridades de Hollywood têm casa por lá) e famoso pelas praias, hotelaria e vida noturna, o destino agora começa, enfim, a chamar a atenção dos brasileiros. Não é difícil se encantar por Los Cabos: a equação perfeita de areias clarinhas, mar cristalino e céu azul sem nuvens está quase sempre presente e a temperatura fica em 20 e poucos graus no auge do inverno (mas pode alcançar os 40 ºC no verão).

O nome pelo qual o destino ficou conhecido, Los Cabos, faz referência à junção de dois municípios vizinhos: Cabo San Lucas e San Jose del Cabo, onde fica o aeroporto. As duas cidades são ligadas pelos 30 quilômetros tomados por hotéis do chamado corredor hoteleiro. Não importa em qual delas você fique hospedado, é um negócio certeiro, do tipo dois-em-um, garantindo visitas por toda a região.

Avistamento de baleias (Foto: shutterstock.com)

Avistamento de baleias (Foto: shutterstock.com)

De casais em lua de mel em busca de sossego e romance a jovens em vibe “spring break” e acabando na noite local, Los Cabos atrai todo tipo de turista. E todo tipo de budget também, já que oferece hospedagem desde hostels a alguns dos mais luxuosos hotéis do mundo.

Em janeiro passado, acabou de abrir as portas o JW Marriott Los Cabos, com arquitetura inovadora, serviço primoroso, um spa invejável, quartos com vista para o mar e até mesmo uma espécie de hotel-butique – o GriffinClub – dentro do próprio empreendimento. Prova mais que suficiente de que o destino está totalmente recuperado da devastação sofrida em 2014 com a passagem do furacão Odile.

  • A reportagem completa está disponível na edição 80 da revista Viajar Pelo Mundo.