HomeDestinosAmérica do SulIlha de Páscoa: saiba o que fazer

Ilha de Páscoa: saiba o que fazer

Ilha de Páscoa: saiba o que fazer

A Ilha de Páscoa concentra esculturas históricas, passeios diversos e praias inesquecíveis

Por Carlos Marcondes

Vulcão Rano Rararaku
Hotel Explora

Hotel Explora (foto: divulgação)

A diversidade de passeios é extensa na pequena ilha triangular de apenas 166 km2 (metade de Belo Horizonte) – tanto que o luxuoso hotel Explora oferece mais de 30 atividades. De barco a bicicleta, todas são customizadas e conduzidas pelos guias, quase todos rapa nui. Os passeios já estão no pacote all-inclusive, que gira em torno de US$ 4.500 por casal, para três diárias. O hotel é realmente surpreendente. Fica a oito quilômetros de Hanga Roa e foi desenhado para exaltar a experiência e contemplação. A proposta arquitetônica impressa pelos premiados Germán del Sol e José Cruz Ovalle mescla madeiras em curvas que dão o tom rústico e charmoso. Nos quartos com vistas terapêuticas do Pacífico, a proposta é serenidade.

As saídas são selecionadas e adequadas ao preparo e à disposição de cada um, mas há algumas imperdíveis e prioritárias, como a visita à Pedreira (La Cantera), aos pés do vulcão Rano Rararaku. A caminhada até onde foram esculpidos 95% dos cerca de 900 moais existentes, em uma espécie de berçário natural de estátuas, é essencial para entender essa cultura que durou séculos.

foto: shutterstock

 

O trekking é a melhor forma de integrar-se à experiência da ilha. Há explorações feitas a cavalo e de bicicleta (também interessantes), mas nada como passos firmes e marcados para entender a alma de uma terra solitária, que passou por incríveis turbulências. Há como tentar um panorama dos quatro principais lugares turísticos em apenas um dia, contratando um guia com carro, mas a escolha está bem longe da ideal. Pressa não combina com a aura da ilha.

 

Caminhada

Caminhada (foto: divulgação)

Os 15 Moais

Os 15 Moais (foto: shutterstock)

Na chegada ao aeroporto, é recomendado já comprar a entrada para o Parque Nacional Rapa Nui, tombado pela Unesco em 1995 como Patrimônio da Humanidade. O bilhete sai por cerca de R$ 270, válido por dez dias, e dá acesso a todos os lugares, com retorno ilimitado, exceto na área chamada de Quinze Moais e no vulcão Rano Rararaku, onde a entrada é limitada apenas a uma visita por pessoa.

Outra ahu imperdível é a da praia de Anakena. Linda e de areia clara, seu cenário é único, afinal, em nenhum outro lugar do mundo é possível banhar-se tendo como vista uma baía protegida por sete moais no topo da orla. Ovahe completa as opções de enseadas de areias brancas.

Praia Ahu Tongariki

Praia Ahu Tongariki (foto: shutterstock)

Pequena, é aproveitável principalmente quando a maré está baixa e em dia de pouco vento. Sua costa é famosa para a prática do snorkel. Aliás, para os amantes do mundo submerso, também é possível encarar um moai frente a frente, a alguns metros de profundidade, em um dos icônicos mergulhos da ilha. Páscoa não tem a reputação de outros santuários como Galápagos, mas ostenta uma das maiores visibilidades do Pacífico, ultrapassando 50 metros.

Para fechar a experiência dos moais, vale o passeio de uma tarde, com início em Ahu a Kivi, a única plataforma que traz sete estátuas completas viradas de frente para o litoral. De lá, começa uma rústica caminhada por falésias, rumo à impressionante Ana Kakenga, um caminho tubular subterrâneo formado pelo fluxo de lava, que leva a dois mirantes sensacionais do Pacífico em formato de janelas naturais. São dois retratos contundentes da imponência de uma ilha vulcânica.

A exploração acaba em Ahu Tahai, já em Hanga Roa. A área, também protegida pela Unesco, abriga três plataformas de moais, em um dos lugares mais cobiçados para assistir ao pôr do sol. É lá também que está a Ko Te Riku, a única estátua com olhos restaurados – originalmente eles eram feitos de corais, somente aplicados aos que chegavam ao destino final.

 

Leia mais sobre a Ilha:

Ilha de Páscoa: o mistério do Homem-Pássaro

Ilha de Páscoa: dicas e curiosidades

Tapati: o carnaval da Ilha de Páscoa

 


Onde se hospedar na Ilha de Páscoa?

Explora Rapa Nui
Considerado o mais cobiçado hotel da ilha, impressiona pela arquitetura e pelo extenso portfólio de atividades.

Hangaroa Eco Village & Spa
Depois do Explora, é a segunda propriedade mais completa da ilha.

Kona Tau Hostel
É uma das opções econômicas mais procuradas da ilha. Tem cozinha comunitária.

Mais opções de hospedagem na Ilha de Páscoa

 


Vai para Austrália? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro na Austrália
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: