HomeHospedagemComo é dormir em um hotel de gelo no Canadá

Como é dormir em um hotel de gelo no Canadá

Como é dormir em um hotel de gelo no Canadá

Muito popular em Quebec, esse tipo de empreendimento só funciona durante a estação mais fria do ano e é um verdadeiro chamariz de visitantes

Por Tarcila Ferro

Após escutar atentamente as explicações, percebi que passar uma noite em um hotel feito de gelo não parecia ser uma fria tão grande assim. A temperatura interna no quarto era de -5 °C, agradável se comparada aos -22 °C que fazia naquela noite em Quebec, a cidade mais francesa do Canadá.

Todos os anos, hotéis de gelo são construídos na cidade durante o inverno e se transformam em verdadeiros ímãs para os visitantes. E não pensem que são como iglus gigantes; o que eu estava, Hôtel de Glace, compreende 44 quartos com diferentes disposições e, nas paredes, há criativas esculturas feitas com água congelada personalizando a decoração em cada ambiente.

hotel-de-glace-quarto-2Ao visitar o espaço, eu pensava: “mas como dormir em uma cama de gelo?”. Na verdade, há um pequeno colchão e, sobre ele, coloca-se o saco de dormir. Nada de edredons térmicos, lençóis aquecidos ou pijamas de esquimós; o segredo, se isso é um segredo, é dormir com uma roupa leve que não faça, em hipótese nenhuma, a pessoa suar. Pois se ela suar, aí sim, vai começar a passar muito frio. Irônico, não? Pois é assim que funciona.

As únicas áreas aquecidas eram o banheiro e a cafeteria. Porém, caso quisesse fazer xixi à noite, era preciso cruzar alguns corredores e caminhar alguns metros por uma área aberta, o que com certeza fez muita gente desistir e segurar algumas horinhas.

E sabe aquela história do frio ser relativo, então, nessa viagem tive a certeza disso. Antes de ir dormir, todos os hóspedes se encontram no bar de gelo do hotel para tomar drinques, participar de gincanas e fazer esculturas em blocos congelados. Depois, quem estivesse a fim, podia ficar relaxando nos ofurôs que ficavam a céu aberto. Fiquei com frio só de olhar os europeus branquelos curtindo a noite polar como se estivessem em uma praia do Caribe.

Além disso, a propriedade ainda promove atividades de inverno como descidas em trenó e patinação no gelo. Já na hora de dormir, correu tudo bem, com apenas uma levantada para pegar um gorro, pois minha cabeça estava congelando. Resisti até as seis da manhã, quando me rendi ao chocolate quente da cafeteria e ao sofá macio e fofinho.

A temporada de 2017 do Hôtel de Glace é entre 4 de janeiro e 26 de março.
Diárias a partir de CAD 279, por pessoa em quarto duplo, com café da manhã.

Mais informações: hoteldeglace-canada.com

Quem leva: CVC (11/3003-9282, cvc.com.br) e CT Operadora (19/ 3871-9999, canadaturismo.com.br)

Compartilhar: