fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeGiro pelo MundoDicasComo dirigir em um autódromo de verdade?

Como dirigir em um autódromo de verdade?

Como dirigir em um autódromo de verdade?

Dar uma voltinha num supercarro é mais fácil do que parece

Por Thelma Lavagnoli

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Pré-Requisitos
Preciso de carta, curso especial e algum preparo diferente para pilotar? No geral, as empresas que organizam a atividade pedem apenas que o viajante tenha carta de motorista válida em seu país de origem. Além disso, é preciso preencher um formulário com dados pessoais e sobre sua saúde. Um minicurso de uns 40 minutos ensina a controlar o carro.

foto: divulgação

Curso e Equipamento de Segurança
Na maioria das vezes, o curso é dividido em três partes. Primeiro, há uma aula em vídeo com instruções básicas de direção. Aí tem bate-papo com um piloto de corrida, que atua como instrutor. Depois, hora de colocar equipamento de proteção: um capacete e a balaclava (uma touquinha que vai por baixo) para evitar trombadas desagradáveis com a lateral do carro – a cabeça chacoalha bastante. Há lugares que incluem ainda luvas e até macacão.

Dada a Largada
Abaixe a cabeça ao entrar, pois os carros geralmente são baixos. Fique confortável, ajuste os detalhes, coloque o cinto e pronto, hora de acelerar! Sabia que veículos como a Ferrari 458 vão de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos? Uma arrancada e tanto: a cabeça fica grudadinha no encosto. A primeira volta é para se adaptar aos volantes; então reserve pelo menos duas porque é na segunda que os motoristas ficam mais confortáveis e curtem de fato o passeio. Em alguns lugares, o piloto-instrutor ainda vai de copiloto para dar dicas.

Eu vou… mas de passageiro!
Para crianças ou quem não tem lá muita confiança em assumir o volante – por mais tranquila que seja a experiência –, muitos autódromos oferecem uma alternativa: ir de passageiro, ou melhor, copiloto. O Autódromo de Modena, por exemplo, oferece a opção de ir acompanhado por um piloto profissional na direção. O processo é bem mais rápido, pois pula-se a videoaula e, em poucos minutos, já está deslizando pelas curvas.

Onde e Quanto Custa?

  • SpeedVegas, Las Vegas, EUA: a partir de US$ 79 por volta na Lamborghini Huracán, speedvegas.com
  • Dubai Autodrome, Dubai, Emirados Árabes Unidos: a partir de US$ 251 no Audi TT, dubaiautodrome.com
  • Extreme Experience, Indianapolis, EUA: a partir de US$ 379, três voltas na Putnam Park Road Course em agosto de 2018, na Ferrari 488 GTB, thextremexperience.com
  • Spa-Francorchamps Circuit, Stavelot, Bélgica: a partir de € 120, uma volta no 265 HP, spa-francorchamps.be
  • Nuerburgring, Nuremberg, Alemanha: a partir de € 299, 15 minutos na McLaren 540C, nuerburgring.de
  • Autódromo de Modena, Itália: a partir de € 690, duas voltas na Ferrari 458, autodromodimodena.it
Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!