HomeGiro pelo MundoDicas5 atrações para curtir em Punta del Este

5 atrações para curtir em Punta del Este

5 atrações para curtir em Punta del Este

A duas horas de Montevidéu, no Uruguai, o balneário reúne luxo e natureza

Por Redação

1. Casapueblo de Vilaró

Quem vê a obra esparramada pelo penhasco nota que só poderia ter saído da mente criativa de um artista. Carlos Páez Vilaró começou a construção em 1958, de maneira modesta e artesanal, de seu refúgio à beira-mar. Sem pressa, a cara do lugar foi se tornando uma mescla das casinhas brancas de Santorini com as formas de Gaudí. E acabou ocupando uma área imensa, hoje dedicada a guardar parte do acervo do pintor, escultor, tecelão, escritor e arquiteto, morto em 2014. Todas as tardes, quando o sol despenca no horizonte, a voz de Vilaró ressoa pelos alto-falantes, lendo seu poema em homenagem ao astro.
carlospaezvilaro.com.uy

2. A mão na Playa Brava

Das areias da Playa Brava, na costa de Punta del Este, brotam as pontas de cinco dedos humanos gigantes. A obra de 1982, do escultor chileno Mario Irarrázabal, tornou-se um símbolo da cidade e faz parte de um conjunto de esculturas do artista pelo mundo. Os mais místicos dizem que é a mão de Deus emergindo do centro da Terra. Céticos remetem ao pedido derradeiro de ajuda de um afogado na praia – a real intenção do artista. Ainda dá para estabelecer um paralelo com as cabeças misteriosas da Ilha de Páscoa. Seja lá qual for a interpretação que mais lhe agrade, todos os cliques perto dos dedos ficam incríveis.

Mano de Punta del Este (Foto: shutterstock.com)

Mano de Punta del Este (Foto: shutterstock.com)

[optinlocker]

3. Rio da Prata chega ao mar

As ruínas de estátuas de sereias marcam o lugar de Punta de la Salina, de onde se pode ver o encontro da foz do Rio da Prata com o Oceano Atlântico. Não é uma fusão clara como a dos rios amazônicos de cores diferentes, mas dá para perceber as águas se misturando no ponto mais austral do Uruguai. Vale se sentar no rochedo, onde venta forte, para apreciar a cena criada pela natureza.

4. A ponte surrealista

Prepare-se para sentir um friozinho na barriga ao cruzar a Ponte Leonel Viera, sobre o arroio Maldonado, ligando Punta a La Barra. Projetada pelo arquiteto que lhe dá o nome, possui três elevações que a deixam ondulada. É a ponte mais divertida do mundo: arranca sorrisos de adultos acelerando um pouquinho nas subidas, e depois arrumando motivo para voltar ao outro lado. O zum-zum-zum obrigou o governo a alargá-la e criar mais pistas para dar conta do fluxo intenso de marmanjos no vaivém.

Beach Club em Punta del Este (Foto: shutterstock.com)

Beach Club em Punta del Este (Foto: shutterstock.com)

5. Badalação na Rambla Claudio Williman

Em frente à Playa Mansa, a avenida da orla bomba nos dias quentes. Tem o hotel e cassino Conrad, que está para Punta assim como o Copacabana Palace está para o Rio de Janeiro. Se não estiver a fim de perder (ou ganhar, quem sabe?) dinheiro por ali, bem em frente estão alguns beach clubs com festinhas. Nem que seja só para bater perna, a rambla é um marco da cidade, e todo mundo vai lá para ver e ser visto.

Leia também:

[/optinlocker]

Compartilhar: