48 horas na Cidade do México
Confira atrações para todos os gostos na capítal mexicana

Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!
Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!
Gigante, superpovoada, frenética, caótica. Assim também poderia ser definida a Cidade do México (simplesmente DF para os íntimos), uma das maiores cidades do planeta. E, ainda assim, como não ama-la? Farta em atributos culturais, bairros cheios de personalidade e vida noturna agitada fazem dela também uma das metrópoles mais atraentes do planeta.
Comer e beber bem lá é mandatório, em restaurantes impecáveis e imperdíveis como o Pujol de Enrique Olvera e o Xanat Bistro do JW Marriott Mexico City, ou bares cheios de bossa como o novo e adorável Fifty Mils, instalado dentro do remodelado (e lindo) hotel Four Seasons Mexico City. Para garantir que nada que fique de fora, listamos o imperdível para fazer, ver e curtir em dois dias perfeitos na sedutora capital mexicana.
Museus
Da adorável Casa Azul de Frida Kahlo em Coyoacán (onde a artista nasceu) ao MUNAL (o impressionante museu que cobre mais de quatro séculos de arte mexicana); do Museu Studio de Rivera ao Museo Nacional, em pleno Castelo de Chapultepec; do Museo Franz Mayer (dedicado às artes decorativas e design) ao Museo Universitario de Arte Contemporaneo (que tem a maior coleção publica de arte contemporânea do país dentro do incrível edifício projetado por Teodoro Gonzáles de Léon) – impossível não se apaixonar perdidamente por pelo menos um.

Casa de Frida (Foto: shutterstock.com)
Mas nenhum deles se faz tão incontornável quanto o gigante Museo Nacional de Antropologia, com suas 23 salas de exibição com milhares e milhares de artefatos de civilizações pré-hispanicas, incluindo a imperdível Pedra do Sol dos astecas e um modelo imenso da cidade asteca de Tenochtitlán.
Prédios históricos
Das muitas construções famosas de DF, o complexo da Basilica de Guadalupe é o mais importante local de peregrinação religiosa no país, com a antiga basílica, concluída em 1709, e a nova, de 1976, convivendo lado a lado no local onde a Virgem teria sido vista pelo asteca convertido católico Juan Diego em 1531.
O Zócalo, como é conhecida a Praça da Constituição, o grande coração da Cidade do México erguido sobre Tenochtitlan, a capital da civilização asteca, é onde os mundos pré-hispânico, novohispano e moderno convivem harmoniosamente com as loucuras de uma grande metrópole do século XXI.

Catedral Metropolitana (Foto: shutterstock.com)
Destaque para a Catedral Metropolitana, erguida ao lado do Templo Mayor dos astecas, e o Palacio Nacional, antigo palácio asteca transformado em sede de governo e museu que ostenta o espetacular e dramático painel de Diego Rivera sobre a revolucionária história mexicana.
Comprar
No quesito preços, a Cidade do México já não é mais tão barata quanto antigamente mas ainda é bem conveniente. Os shoppings mais famosos são o Centro Santa Fé, no afastado distrito homônimo, e o Antara Polanco, ou Antara Fashion Mall, instalado num dos bairros mais gostosos da cidade, Polanco.
Fãs da Macy´s, Bloomingdale´s e afins geralmente ficam contentes com a imensa loja de departamentos El Palacio de Hierro, presente em várias localizações na cidade. A avenida Masaryk é território das big brands, de Gucci a Hermès. Para compras bem mexicanas, rume à colônia Condesa, cheia de ateliês, galerias e boutiques de criadores locais. E para artesanato, a imensa feira de Coyocán é “o” lugar; e ali pechinchar é mandatório.

Alameda Central (Foto: shutterstock.com)
Parques
Apesar de frenética e com trânsito muitas vezes caótico, a Cidade do México tem imensas áreas verdes, como a Alameda Central (com fontes, esculturas e outro mural de Rivera), os imensos bosques de Chapultepec e o idílico parque de Xochimilco, tomado por românticos canais.
Passear
Bairros e as grandes avenidas de DF definem também hoje seu estilo de vida. A Avenida Insurgentes, por exemplo, é uma das mais longas do mundo com seus 34 km. O belo Paseo de la Reforma costuma exibir mostras fotográficas em suas calçadas. Por outro lado, a Plaza Garibaldi parece parada no tempo, com atmosfera colonial e bandas mariachi que surgem todo o tempo para performances musicais.
Os bairros – colonias, para os mexicanos – Roma (com suas mansões de estilo francês do século XIX) e Condesa são mais hipsters e low profile durante o dia, e sua vida noturna vem sendo apontada ultimamente como a melhor da cidade.