HomeDestinosAnnapolis: um bate-volta para quem está em Washington DC

Annapolis: um bate-volta para quem está em Washington DC

Annapolis: um bate-volta para quem está em Washington DC

A 40 minutos da capital americana, Annapolis é um respiro com clima náutico e pequenas vinícolas nos arredores

Por Flávia Pegorin

Washington DC é um distrito federal planejado para ser capital – daí seu de-senho curioso, “recortado” com um meio losango no mapa. Está encravado entre os estados de Maryland e Virginia – então basta atravessar o Rio Potomac à esquerda ou cair 15 quilômetros para a direita para já entrar em um estado vizinho.

Se Maryland é uma opção? Maryland é A opção. O estado todo é muito bucólico e agradável, com o tema náutico – oferecido pela presença longitudinal da Baía de Chesapeake – muito presente em diversas cidades, como Baltimore e Annapolis, a capital estadual. Vamos nos concentrar nesta última.

Annapolis fica a cerca de 40 minutos de carro de Washington. É um passeio comum (ou mesmo opção de moradia) para muita gente da capital federal. Pudera: Washington é um lugar bacana, mas não foge a certas questões de cidade grande – como algum congestionamento nas áreas periféricas, movimento no centro, aquela certa preocupação comum a qualquer metrópole. Annapolis? Annapolis é um refúgio.

 

Annapolis

Annapolis (foto: divulgação)

 

Além da relação natural com o braço de mar tão próximo, a cidade ainda é casa da academia naval norte-americana. Isso faz com que a cidade, fundada em 1649, tenha duas caras igualmente interessantes: é um município todo preservado, com o calçamento de tijolos e os edifícios históricos intactos, e aquela fatia de população muito tradicionalista, mas também é cheio de gente jovem, saudável, animada – uma moçada que vai para estudar e abraçar a vida militar e, circulando em seus uniformes ou se divertindo nos bares, traz um brilho especial.

Para os turistas, não poderia ter clima melhor. É uma boa contratar um passeio de barco pela baía, escolher entre os muitos restaurantes de frutos do mar (aposte nos crab cakes, os bolinhos de carne de caranguejo mais gostosos do mundo) e curtir o presente.

Assim como vale muito se envolver com o passado e visitar os diversos museus e prédios históricos (não são poucos, já que Annapolis foi capital temporária dos Estados Unidos de 1783 a 1784 – e residência paralela do próprio George Washington, comandante pela independência e primeiro presidente dos Estados Unidos).

Vale também flertar com o futuro, porque Annapolis não parou no tempo, não. Bairro não distante do centro histórico, o Design District é tomado por empresas e lojas ligadas ao ramo da construção e decoração. São casas para comprar azulejos, móveis e tudo o mais – mas um movimento arrojado vem nascendo por ali. Uma ousa-dia maior ainda: brasileira residente na região há décadas, Roberta Pardo criou o projeto Urban Walls Brazil, por meio do qual ela recepciona grafiteiros daqui para mostrar sua arte de rua por lá em parceria com as lojas e empresas locais. Nomes conhecidos do ramo, como Vermelho, Gen Duarte e Jü Violeta, já decoraram as paredes de diversos empreendimentos do bairro.

 

Grafite por Jú Violeta

Grafite por Jú Violeta (foto: divulgação)

 

Annapolis também é um lugar para quem gosta de vinhos e visitar as pequenas vinícolas é um senhor programa. Na Great Frogs, por exemplo, os proprietários Andrea e Nathanael O’Shea estão quase sempre na entrada, recebendo quem vai para a degustação dos produtos da casa. Contam histórias sobre o vinhedo, seu antigo celeiro de secar tabaco e convidam para voltar uma noite dessas – jogando sujo e explicando que o lugar fica muito romântico e singelo com os cordões de luzinhas acesos e o forno de pizza servindo delícias junto com os vinhos da marca. Como votar contra uma visita a essa delícia que é Maryland?

 

Leia mais:

Virginia, EUA: Conheça melhor a região

Raio X de Washington, DC: atrações, restaurantes, hotéis…

Washington DC: atrações para curtir de graça

 

 

Onde se hospedar em Maryland?

Annapolis Waterfront Hotel

De frente para o porto de Annapolis, dispõe de 150 acomodações com camas king size, mesa de trabalho e algumas têm varanda.

 

 

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: